Video na integra do QUARTO ATO do Espectros de Shakespeare – Do Outro Lado do Vento. Serão postados na integra os cinco atos do espetáculo, da sua estreia em 2010, no Teatro Anchieta, do SESC Consolação, na cidade de São Paulo.Vídeo captação e edição Osmar Zampieri. No Canal do Youtube da Cia. Corpos Nômades.
O 4º Ato de “Espectros de Shakespeare“, elege a peça Rei Lear, para compor a inspiração dramatúrgica e poética dessa parte da obra coreodramaturgráfica, criada por João Andreazzi. Nesse ato J. Andreazzi se coloca em cena, utilizando com ênfase, sua pesquisa de linguagem corporal, onde a corporeidade e a vocalidade se mesclam aos objetos, as imagens, aos sons, a dramaturgia e aos movimentos, os corpos se fundem ao todo e buscam um prolongamento com os leques orientais, para que com o vento dos leques, os intérpretes direcionam o movimento no espaço do personagem Lear, antes Lear distribui os leques, que são retirados de um saco de compras de papel, que também contem cacos de um vaso espatifado, como o seu reinado, distribui para suas filhas e genros, deixando o saco com os cacos para Cordelia, sua mais dedicada filha. VALE CONFERIR!!!
“Seus personagens trágicos demonstram tanta grandeza, que em seu erro e queda podemos ter viva consciência das possibilidades da natureza humana.” (A. C. Bradley). A obra de William Shakespeare, o mais influente dramaturgo do mundo, provocou e continua provocando inúmeras discussões sobre atos e conflitos de natureza humana. Por encorajar o espectador a ter suas próprias ideias, o debate com Shakespeare torna-se estimulante. Uma oportunidade de entrar em contato com as regiões mais obscuras do ser humano é conferir de perto o espetáculo “Espectros de Shakespeare – Do Outro Lado do Vento”, trabalho da Cia. Corpos Nômades que estreiou no Teatro Anchieta no dia 12 de maio de 2010 e depois seguiu com temporada no O LUGAR, a partir do dia 28 de maio de 2010, na sede da companhia, dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi.
O Bardo é a grande fonte de inspiração para este projeto, que conta com o 6º Programa Municipal de Fomento à Dança. Admirador e pesquisador de sua obra desde 1993, João Andreazzi transfere todo um processo de investigação cênica da Cia. Corpos Nômades ao universo de Shakespeare. Esse novo espetáculo, resultado do projeto “Espectros de Shakespeare”, é focado principalmente nas tragédias “Macbeth”, “Otelo”, “Rei Lear” e “Hamlet”, tendo seus personagens espectrais extraídos diretamente desses textos para a composição desta montagem.
Além das tragédias, alguns sonetos do autor completam a poética da coreodramaturgrafia. Toda a proposta do espetáculo é calcada no trabalho corporal desenvolvido nos últimos anos pela Cia. Corpos Nômades, com atenção especial para o trabalho de improvisação como processo cênico, aliado ao trabalho técnico com um forte contato com o chão e outros corpos, incorporando o contato e improvisação ao processo criativo, inserindo o teatro, a música e a vídeo-arte, possibilitando despontar daí uma dramaturgia extraída dos gestos, movimentos, objetos, textos, sons e imagens. “Ofélia”, “Macbeth”, “Lady Macbeth”, “As Três Bruxas”, “Hamlet”, o “Espectro de Hamlet” e muitos outros personagens são dissecados e fundidos à coreodramaturgrafia buscando, mais do que o sofrimento trágico apresentado de forma literal, uma substância trágica capaz de unir as cenas transformando-as em referências da existência humana, assim como foi feito por outros artistas, cineastas, escritores e compositores sobre a obra de Shakespeare. Influenciaram também a pesquisa para esta montagem, filmes de Laurence Olivier (Hamlet e Rei Lear), de Orson Welles (Macbeth), de Akira Kurosawa (Trono Manchado de Sangue e Ran), de Peter Greenway (Prospero’s Books) e alguns livros como Oriente Ocidente escrito por Salman Rushdie, Hamlet-Machine por Heiner Müller, Teatro e Sociedade: Shakespeare por Guy Boquet, A Tragédia Shakespeariana por Andrew Cecil Bradley e diversas óperas que utilizaram o tema.
FICHA TÉCNICA Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Bruna Dias, Fabíola Camargo, Isabella Franceschi, João Andreazzi, Ricardo Silva, Tais Magnani e Alexandre Manchini Textos: William Shakespeare Assessoria Poética: Claudio Willer Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Assessoria Musical: Ettore Veríssimo Desenho de Luz: Cia. Corpos Nômades e PH. Figurino David Schumaker Observadores Participativos: Alessandra Souza, Amanda Correa, Juliano Maltez, Ligia Marinho, Maju Minervina e Rafaela Fusaro Fotos de ensaio: João Andreazzi Cenário, Figurino e Vídeo-Arte: Cia. Corpos Nômades Designer Gráfico: Rafael Benthien Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Produção: Cia. Corpos Nômades