Espaço Cênico O LUGAR, em 2017 DEZ anos de existência!

7 Inglês

SOBRE O ESPAÇO CÊNICO O LUGAR – sede da CIA. CORPOS NÔMADES

2017 10 anos o lugar

O espaço cênico O LUGAR, inaugurado em 05 de maio de 2007, iniciou suas atividades com o espetáculo de dança “Gramática Expositiva do Chão”, inspirado na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros, apresentado às 24h00 desse dia, como parte do evento Virada Cultural da Cidade de São Paulo.

O LUGAR tem sua origem no apoio concedido, no final do ano de 2006, à Companhia de Dança Corpos Nômades pelo 1º Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Tal reconhecimento, pelo Poder Público, do trabalho artístico da Companhia tornou possível a locação de um espaço no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente na Rua Augusta, 325. Esse incentivo permitiu também a realização de um antigo desejo da Companhia Corpos Nômades de criação de um espaço alternativo, voltado à prática e ao aprendizado da dança e de outras vertentes das artes visuais e cênicas, bem como resolveu o problema crônico de falta de local para ensaio e apresentação das criações da Companhia, possibilitando sua interação com outros grupos e artistas da dança, por meio da realização de mostras.

A denominação de O LUGAR tem como base reflexões do geógrafo brasileiro Milton Santos sobre os processos de lugarização, de construção de uma territorialidade, pensada como intercâmbios entre aquilo que já-é-sabido e o espaço a-saber, envolvendo as tradições trazidas, as identidades em jogo e as relações de poder.

Nesse sentido, foi realizada a reforma, a adaptação e o restauro de um imóvel, construído na década de trinta e cuja fachada é tombada, mas que estava abandonado há anos. A escolha se deu em razão da localização do prédio – em certo sentido privilegiada, pois situado na região central da cidade de São Paulo, servida por vários tipos de transporte público e local de passagem para muitas pessoas – e como contribuição da Companhia para a recuperação do tecido urbano da região, o chamado “Baixo Augusta”.

Criou-se, dessa forma, um espaço cênico dedicado à pesquisa, difusão e formação em dança contemporânea. Desde sua abertura a sede funciona também como um centro cultural, produzindo aulas de dança contemporânea com integrantes da Companhia e outros artistas, recebendo espetáculos e realizando oficinas, mostras, eventos de improvisação e música, bem como abrindo o espaço para ensaios de outros grupos. (Histórico)

O LUGAR transformou-se, com o tempo, em um local de referência em dança e teatro contemporâneo, consta na agenda cultural da cidade, está incluído nos roteiros dos teatros e espaços cênicos e dos guias culturais dos principais jornais, revistas, sites e blogs dedicados às artes cênicas. Recebeu o prêmio APCA 2010 (Associação Paulista de Críticos de Arte) por Modelo de Espaço de Difusão em Dança. A direção artística d’O LUGAR está a cargo de João Andreazzi, bailarino e coreógrafo paulistano, criador da Companhia Corpos Nômades.

 2017

 Espaço Cênico O LUGAR

10 anos de eXistência!

10 anos de eXperimentos ! 

O LUGAR é terreno fértil para quem investiga forma e cria.

O LUGAR é espaço aberto a artistas cênicos que realizam no corpo o que pensam, originam novos experimentos e estão atentos a diversas maneiras e possibilidades de ocupar a cena.

O LUGAR apresenta um espaço para as inteligências múltiplas onde abrigará os conceitos e as práticas do fazer corporal.

O LUGAR sedia a Cia. Corpos Nômades que, com toda sua inquietação e inconformismo, gera criações inspiradas em Beckett, Artaud, Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud, Cocteau, Leminski, Conde de Lautréamont, Koltès e Manoel de Barros.

O LUGAR surge graças à verba pública (I Programa Municipal de Fomento à Dança lei 4.071/2005), e fará jus a ela, ampliando o acesso do público às criações e produções em artes cênicas contemporâneas.

O LUGAR aberto!

O LUGAR foi inaugurado no dia 05/05/2007.

IMG_3926

COMEMORAÇÃO DE 10 ANOS DO ESPAÇO CÊNICO O LUGAR, com temporadas, Mostras e nova montagem. O projeto foi contemplado pelo 20º Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo e para comemoração dos 10 anos de existência do Espaço Cênico O LUGAR a Cia. Corpos Nômades conta com o apoio do O BOTICÁRIO NA DANÇA, através do PROAC-ICMS/Governo do Estado de SP.

1TEMPORADAS DE REPERTÓRIO da Cia. Corpos Nômades. Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio, retorna temporada em setembro e outubro/2017.

  • Temporada de repertório da Cia. Corpos Nômades com o espetáculo “HOTEL LAUTRÉAMONT – OS BRUSCOS BURACOS DO SILÊNCIO” – MAIO E JUNHO/2017. Sexta e sábado às 21hs e domingo às 20hs. No Espaço Cênico O LUGAR, Rua Augusta, 325. Ingressos a preços populares.   Ocorrerá uma palestra com o tradutor dos Cantos de Maldoror – de autoria do Conde de Lautréamont – Claudio Willer

2- Grupo de Estudos Práticos da Corpos Nômades – 2017

Grupo de estudos práticos que irá acompanhar a pesquisa para a nova montagem do “Projeto Cidade Surrealista – Corpo Patafísico Faustrólico em uma pintura Metafísica” e o trabalho de João Andreazzi junto à Cia. Corpos Nômades. Estudo sobre a coreodramaturgrafia.

Duração: 3 meses; de três a cinco vezes por semana.

Número de vagas: 06

Período: setembro, outubro e novembro de 2017. Todas as segundas, quartas e sextas das 18hs às 22hs (quando houver temporada da Cia. será às quartas quintas e sextas).

Público alvo: Intérpretes da dança e do teatro com forte vivência corporal.

Inscrições até 10/08/2017 – enviar Currículo resumido, vídeo do trabalho corporal e carta de interesse. Ocorrerá um encontro para a escolha dos participantes. Haverá uma ajuda de custo de R$ 300,00 mensais para cada participante.

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

assunto: Grupo de estudos práticos da Cia. Corpos Nômades.

Mais informações: www.ciacorposnomades.art.br

O intuito deste Grupo é o de acessar artistas interessados em participar do projeto da Cia. Corpos Nômades que resultará em uma nova montagem e espetáculo de repertório, resultando em um livro/diário de bordo sobre a pesquisa realizada nos últimos anos por João Andreazzi junto à Cia. Corpos Nômades no Espaço Cênico O LUGAR.

3- LUGARIZAÇÃO 2017 – Inscrições ABERTAS – RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 

Esta edição das Residências Coreográficas conecta-se com os 10 anos de Existência em Arte do Espaço Cênico O LUGAR, sede da Cia. Corpos Nômades. O norte para as escolhas dos projetos inscritos serão os que tenham temas conectados com a fusão de linguagens da dança, teatro, música, performance arte, arte popular, com temas sócio – políticos – culturais, mesclando no corpo diferentes maneiras e modos de cultuar o movimento.

Estão abertas até 18 agosto de 2017 as inscrições para o LUGARIZAÇÃO: programa de residência artística no Espaço Cênico O LUGAR, sede da Cia Corpos Nômades, que tem por finalidade proporcionar um espaço onde os artistas possam desenvolver seus trabalhos de pesquisa e experimentação em dança contemporânea. O LUGARIZAÇÃO é destinado apenas a trabalhos individuais em processo, inéditos ou em re-elaboração.

O programa fornecerá a estrutura física do Espaço Cênico O Lugar (sala de ensaio, espaço para reunião e para guardar material). Ao final de três meses de trabalho, os resultados serão apresentados na X Mostra Lugar Nômade de Dança dentro do “Sessão Meia-Noite Olho Neles” e na MOSTRA GRÁTIS LUGARIZAÇÃO – 2017. Ajuda de custo de R$800,00 por mês para cada artista, durante 2 meses.

A nova edição do LUGARIZAÇÃO permitirá a residência de, no mínimo, três artistas no período de setembro e outubro de 2017 (esta data poderá ser alterada conforme a data da X Mostra Lugar Nômade de Dança).

INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas até o dia 18 agosto de 2017, enviando a proposta de pesquisa/criação com no máximo duas páginas, currículo e vídeos de trabalhos anteriores gravados em CD ou DVD ou os links dos vídeos em sites de compartilhamento como o Youtube ou Vimeo. Enviar o material pessoalmente ou pelo correio para o endereço: Espaço Cênico O LUGAR – Rua Augusta, 325 – São Paulo/SP – CEP 01305-000; ou para o e-mail: ciacorposnomades@gmail.com, com o assunto: Lugarização 2017. Mais detalhes pelo telefone (11)3237-3224 e no site: www.ciacorposnomades.art.br

4 - II MOSTRA DE DANÇA E TEATRO SÓ SOLOS – 2017

A Cia. Corpos Nômades irá compartilhar sua sede, o “Espaço Cênico O LUGAR”, com artistas experimentais do teatro, música e dança, através das ações: LUGARIZAÇÃO, SÓ SOLOS EM AGOSTO, P-LUGAR, MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA e SESSÃO MEIA-NOITE OLHO NELES. O intuito destas atividades é o de possibilitar aos artistas experimentadores e, principalmente, aos artistas que não possuem nenhum tipo de apoio (edital ou patrocínio) e que não possuem espaço para ensaio e/ou difusão de seus espetáculos.

Importante mencionar que a Companhia Corpos Nômades conta com o suporte, para algumas ações, do Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo e do Boticário na Dança. É importante lembrar do patrocínio da Petrobrás durante os anos de 2013 até 2016.

Para cada uma destas ações será proposto um formato específico:

Será a segunda edição da Mostra Dança e Teatro SÓ SOLOS, direcionada aos criadores e performers da dança e do teatro que desejam mostrar seus espetáculos, inéditos ou não. Acontecerão duas programações, uma para cada final de semana. Serão apresentados cerca de três espetáculos por semana, durante as duas últimas semanas de agosto de 2017 (a data poderá ser alterada conforme as necessidades).

Os trabalhos poderão ter no máximo 50 minutos de duração. Os artistas convidados poderão ter alguns dias de ensaio durante o mês de agosto. A montagem ocorrerá na quinta-feira anterior à apresentação. O espaço fornecerá equipamento de luz, som, divulgação, material gráfico e um técnico para acompanhar as montagens. Cada artista deverá ter o seu próprio operador de luz e som.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 23 de julho de 2017. Enviar proposta de pesquisa/criação de no máximo duas páginas, currículo e vídeos de trabalhos anteriores gravados em CD ou DVD ou os links dos vídeos em sites de compartilhamento como o Youtube ou Vimeo. Enviar o material pessoalmente ou pelo correio para o endereço: Espaço Cênico O LUGAR – Rua Augusta, 325 – São Paulo/SP – CEP 01305-000, ou para o e-mail: ciacorposnomades@gmail.com. Assunto: “Mostra de Dança e Teatro SÓ SOLOS – 2017”. Mais informações pelo telefone (11)3237-3224 e no site: www.ciacorposnomades.art.br

Para as ações que envolvam apresentações serão cobrados ingressos de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e 75% do valor total da bilheteria será dividido entre os artistas envolvidos. Cada artista poderá deixar seu material à venda na bilheteria, como: cd, dvd, livro, camisetas,etc. Os artistas contarão com uma ajuda de custo de R$ 500,00.

5-   P-LUGAR – MÚSICA

P-LUGAR 2017 – Atividades de Músicas Experimentais Eletrônicas ou Acústicas. Durante o mês de setembro de 2017 no Espaço Cênico O LUGAR (Sala Norte). A Cia. Corpos Nômades retomou o evento P-LUGAR, concebido em 2007, no ano de 2016. Acontecerão concertos de músicos, DJs, VJs, experimentadores(as) de música, sons e outros sentidos.

O espaço fornecerá equipamento de luz, som, divulgação, assessoria de imprensa, material gráfico e um técnico para acompanhar as montagens. Cada artista deverá ter o seu próprio operador de luz e som.

Os interessados deverão enviar um e-mail para ciacorposnomades@gmail.com, com o material (descrição de carreira, áudio e vídeo do trabalho). Assunto: P-LUGAR 2017. Inscrições até 28 de julho de 2017.

Para as ações que envolvam apresentações serão cobrados ingressos de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e 75% do valor total da bilheteria será dividido entre os artistas envolvidos. Cada artista poderá deixar seu material à venda na bilheteria, como: cd, dvd, livro, camisetas,etc. Os artistas contarão com uma ajuda de custo de R$500,00.

6- X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA # EDIÇÃO 2017

Temos o prazer de convidar a todos os interessados a se inscreverem para a “X Mostra Lugar Nômade de Dança” – edição 2017. Como é de praxe, o Espaço Cênico O Lugar, sede da Cia. Corpos Nômades, abre suas portas para que experimentadores e investigadores da dança contemporânea dividam seus trabalhos com outros artistas e com o público em geral. A ideia da Mostra é possibilitar um espaço para a apresentação dos trabalhos, compartilhamento das pesquisas e processos criativos, discussão e reflexão das questões artísticas.

“X Mostra Lugar Nômade de Dança” acontecerá nas duas últimas semanas de outubro ou novembro de 2017 (de sexta a domingo), com cerca de três espetáculos durante cada final de semana, sendo cada semana uma programação (caso seja necessário a data da Mostra poderá ser alterada).

Dentro da programação da “X Mostra Lugar Nômade de Dança”, teremos a “Sessão Meia-Noite Olho Neles” que acontecerá nos (sábados) às 24h, com 3 ou 4 espetáculos por noite. Essas sessões serão dedicadas aos novos artistas, grupos recém-formados, coreógrafos em começo de carreira, trabalhos de conclusão de curso e/ou ainda formandos das universidades de dança.

Teremos também o “Tea-Time O LUGAR EM REFLEXÃO” nos sábados às 16hs, para discussão e reflexão sobre os trabalhos da Mostra, numa conversa aberta ao público.

Os grupos e artistas convidados contarão com cache:

  • Para apenas 1 apresentação na Sessão Meia-Noite Olho Neles, entre R$1.000,00 e R$1.500,00.
  • Para 3 apresentações na Mostra Lugar Nômade de Dança, entre R$2.500,00 e R$4.500,00, conforme o número de intérpretes.

Aos espetáculos convidados será solicitado que não seja programada apresentações em outro Teatro ou Festival,  que esteja localizado nas proximidades do Espaço Cênico O LUGAR – São Paulo-SP,  durante o mesmo mês da data da Mostra. Caso ocorra, poderá (ão) ser canceladas a(s) apresentação(ões).

As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de setembro de 2017, enviando o material abaixo:

-Preencher ficha de inscrição (fazer download no site), contendo:
sinopse, release de no máximo cinco linhas, tempo de duração do espetáculo (de 25 a 45 minutos), histórico de apresentações do espetáculo, currículo do artista/companhia (material em Word);

-Vídeo do espetáculo gravado em CD ou DVD ou o link do vídeo em sites de compartilhamento como o Youtube ou Vimeo, na íntegra;

- 3 fotos (em alta resolução: 300 DPIs);

Ficha-de-Inscrição-X-Mostra-Lugar-Nômade-de-Dança-2017

Obs.: Especificar na ficha de inscrição se o espetáculo é para “X Mostra Lugar Nômade de Dança” ou para a “Sessão Meia-Noite Olho Neles”.   Enviar o material pessoalmente ou pelo correio para o endereço: Espaço Cênico O LUGAR – Rua Augusta, 325 – São Paulo/SP – CEP 01305-000, ou para o e-mail: mostralugarnomadededanca@gmail.com. Assunto X Mostra Lugar Nômade de Dança. Mais Detalhes pelo telefone 55 11 3237-3224 ou por e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

7- Novo espetáculo inspirado em Dr. Faustroll de Alfred Jarry, work in progress estreiará na X MOSTRA LUGAR NôMADE DE DANÇA e seguirá em temporada no Espaço Cênico O LUGAR até 17/12/2017. Mais detalhes no site da companhia.

8- Oficina “Alfred Jarry e o Doutor Faustroll; patafísica e surrealismo”, com Claudio Willer. Gratuito. Acontecerá em outubro ou novembro/2017. Mais detalhes no site da companhia.

Serão examinados, ao longo do curso e do workshop, aspectos da enorme contribuição de Alfred Jarry, o modo como foi assimilada pelo surrealismo e as possibilidades de projetá-la ou mobilizá-la como instrumental para a criação e para enriquecer o relacionamento com a vida em São Paulo.

Jarry foi autor de uma obra colossal (os três volumes de sua obra completa pela coleção Pléiade somam 4.500 páginas), abrangendo a dramaturgia, poesia e prosa. Nela se destacam as versões da peça teatral Ubu (Ubu ReiUbu AcorrentadoUbu Cornudo etc) e as narrativas O supermacho e Doutor Faustroll, recentemente publicada no Brasil, na qual é proposta e formulada a Patafísica, “ciência das soluções imaginárias”, que consiste no estudo dos epifenômenos, do aparentemente circunstancial ou irrelevante.

9- Palestra Da Criação e Tradução de “Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico, Romance Neoscientifico”, de Alfred Jarry: A Literatura Como Viagem Pelo Tempo E Pelos Pensamentos, com Eclair Antonio Almeida Filho. Acontecerá em outubro ou novembro/2017. Gratuito. Mais detalhes no site da Companhia.

Neste evento veremos como na criação de Gestas e Opiniões do Dr. Faustroll, Pataphysico, Alfred Jarry faz uma profunda viagem linguística-literária-filosófica-lúdica pelo tempo e pelos pensamentos através de seu alter ego Dr. Faustroll, de modo que cada um dos seus 41 capítulos torna-se um momento e uma biblioteca distintos. Quanto ao processo de tradução, discutiremos como decidimos mergulhar no estudo da língua portuguesa do final do século XIX e fazê-la encenar nesta obra de Jarry. Além disso mostraremos como tratamos com a diversidade de vozes presentes em Faustroll.

2017 10 anos o lugar