Curso de Dança Contemporânea 2018 – Inscrições abertas

Curso de  Dança Contemporânea 2018

(para pessoas com interesse em teatro e dança)
 (iniciante e intermediário)

Espaço Cênico O LUGAR

Sede da Cia. Corpos Nômades (São Paulo). Com João Andreazzi.
Início do curso do segundo Semestre acontecerá no dia 03/04/2018.
Terças das 20h às 22h15.
Rua Augusta, 325 (entre as Ruas: Marquês de Paranaguá e a Caio Prado, enfrente ao Parque Augusta – São Paulo).Número de Vagas: 20. Público alvo: Performer e estudantes de dança e teatro (iniciante e intermediário).
Importante: Confirme sua vaga encaminhando um e-mail para (ciacorposnomades@gmail.com), com o Assunto: Aulas 2018-1º semester/2018, incluindo seu nome e telefone. Em seguida receberá um e-mail, informando o procedimento necessário para a confirmação.
Professor João Andreazzi – das 20h às 22h15.
Andreazzi criou esta aula  a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança e no teatro, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança e teatro contemporâneos.
Início do curso do segundo Semestre acontecerá no dia 03/04/2018.
Terças das 20h às 22h15.
Rua Augusta, 325 (entre as Ruas: Marquês de Paranaguá e a Caio Prado, enfrente ao Parque Augusta – São Paulo).
Número de Vagas: 20
Público alvo: Intérpretes e estudantes de dança (iniciante e intermediário).
Valor mensal: R$280,00 (sem taxa de matrícula), para 04 aulas no mês. Caso desejar pagar por dois meses adiantado, terá um desconto de 7%. Aula/Experimental ou avulsa: R$80,00.
Este curso, a princípio acontecerá durante os meses de abril , maio  e junho de 2018.
Mais Informações: 05511.3237-3224 ou 992314457 (período das 14h às 20h).
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João Andreazzi, inicia sua carreira como ator, performer, bailarino e coreógrafo na década de 1980. Em 1990, passa a pesquisar o corpo e a dedicar-se ao ensino da Dança. Coreografa nos anos 1990 os espetáculos “Película da Retina”, “Dark Lady”, “Aventurança”, “Yorick “ e “As Últimas Tentações de Santo Antão”. No período de 1996 a 1998, vive na Holanda, como bolsista do Ministério da Educação na School for New Dance and Development, em Amsterdã, onde cria três coreografias: “Under One’s Very Eyes”, “Password:003” e “Shoot in the Hood” para o Teatro Melkweg, sendo uma delas selecionada para o Nederlands Dans Dag de 1998. Ao regressar da Holanda, em 1999, desenvolve o projeto “Things – m@loc@/F@vel@ – as Coisas”, envolvendo a cultura do Hip-Hop, do samba e dos índios guaranis. Esse contato inicial resulta o projeto “corpos nômades”. Ao término do processo surge a Cia. Corpos Nômades com o espetáculo “OOZE/EZOO” (2000) que, inspirado em poemas de Samuel Beckett, funde a dança contemporânea com elementos de hip-hop e vídeo-arte. A partir de então, seu currículo funde-se ao currículo da Cia. Corpos Nômades, assinando todas as coreografias desde então. Como coreógrafo e bailarino, ganha diversos prêmios (APCA, indicação Mambembe, Flávio Rangel, Bolsa da CAPES, Bolsa Vitae para o American Dance Festival, etc.). Como professor de dança contemporânea (criação, improvisação e técnica) vem ensinando desde 1990, em diversos locais.

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Paisagem #3 Intermite?ncia9 Fotos: Pérola Mathias

Doc. sobre o trabalho de João Andreazzi e Cia. Corpos Nômades:

 

 

 

 

#DR. FAUSTROLL 01 – CORPOS NôMADES in CONCERT 2017

#Dr.Faustroll – 01, novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, faz pré-estreia entre 15 e 17 de dezembro no Espaço Cênico O Lugar

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O espetáculo é inspirado no surrealismo, na patafísica, no acaso, na relação com o poder e o desejo eterno de se atingir o absoluto.

 

A Cia. Corpos Nômades, idealizada pelo coreógrafo João Andreazzi, apresenta pré-estreia do espetáculo #Dr.Faustroll – 01 entre os dias 15 e 17 de dezembro, sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 20h30, no Espaço Cênico O Lugar. A companhia conta com aporte do 20º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo e da parceria com O Boticário na Dança, através do PROAC-ICMS (Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo).

Essa é a oportunidade para o público assistir uma versão work-in-progress do espetáculo, previsto para estrear oficialmente em março de 2018. A peça nasce a partir do mito de Dr. Fausto, visitado por Goethe nas obras Zero, o 01 e o 02 Dr. Faust, escritas ao longo de sua vida. Já O Dr. Faustroll de Alfred Jarry, que foi publicada postumamente em 1911, faz deste personagem, que nasce já com 63 anos, o “fundador”da Patafísica (ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções). Nesta nova montagem, buscou-se projetar a noção/imagem ao corpo do intérprete, da junção faustrólica, patafisica, surrealista e das diversas citações e navegações contidas na obra de Jarry.

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Além das apresentações, João Andreazzi oferece, gratuitamente, o Ateliê Coreográfico Corpos Nômades, evento que abordará o processo de criação de #Dr.Faustroll – 01. O bate-papo acontece no dia 16, sábado, das 15h às 17h, no Espaço Cênico O Lugar. Para se inscrever, basta enviar e-mail com carta de interesse para ciacorposnomades@gmail.com, com o assunto Ateliê Coreográfico #Dr. Faustroll01.

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Ficha Técnica

Concepção e Direção: João Andreazzi Elenco: Gervasio Braz, Rossana Boccia, Vagner Cruz, Cristiano Bacelar e João Andreazzi Assessoria Poética: Claudio Willer Tradução: Éclair Almeida Filho Trilha Sonora: Guisado e Thiago Duar Iluminação: Décio Filho Figurino: Cia. Corpos Nômades e David Schumaker Cenário: Cia. Corpos Nômades Fotos João Hidalgo Músicos que participaram do processo: Alexandre Rosa e Rica Bigio.

Serviço

 

#Dr. Faustroll 01

 

Temporada: De 15 a 17 de dezembro de 2017. Sexta-feira e sábado, 21h, e domingo, 20h30.

Sinopse: Work-in-progress (pré-estreia) do novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, que utiliza como inspiração o mito do Dr. Fausto, desde Marlowe até Alfred Jarry.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia – estudantes, classe artística e terceira idade). Classificação Etária: 14 anos.

Duração: 60 minutos

Parceria: O Boticário na Dança através do Proac ICMS Realização – 20o Programa de Fomento à Dança de SP, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo.

Espaço Cênico O Lugar – Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo – Reservas e informações – (11) 3237-3224 – ciacorposnomades@gmail.com .  Facebook: ciacorposnomades. www.ciacorposnomades.art.br

 

Inscrições para os Workshops e Palestra Gratuitos da X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA 2017

Inscrições abertas para os Workshops e Palestra “GRATUITOS” da X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA

·      Workshop Técnica Cunningham com Gícia Amorim das 15h às 17h no Domingo – 03/12/2017.

O workshop tem por objetivo geral abordar a técnica de dança de Merce Cunningham, seus fundamentos e as posições de tronco específicas dessa técnica. Serão explorados deslocamentos complexos no espaço com ênfase no uso e controle de tronco e nas combinações de concordância e oposição entre movimentos de tronco e movimentos de membros inferiores, em velocidades variadas e saltos, solicitando gradualmente maior exigência técnica.

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·      Workshop Estudos de Movimento para a Cena com Mariana Muniz – domingo 10/12/2017 das 15 às 17h.

 

Fados e outros Afins foto de Cláudio Gimenez (2)

Através dos estudos de movimento, o aluno/artista tem liberdade para pesquisar criativamente suas possibilidades de movimentação, respeitando seu ritmo e tempo individual. Trata-se de um processo de organização de conhecimento em eutonia (bom tônus), através de pesquisa criativa, respeitando os limites e ritmos pessoais.

É um processo de investigação que propõe a expressão pessoal através de estímulos simples e pontuais, possibilitando a experimentação de movimentos conscientes e integradores.

Nos estudos de movimento a memória e a competência seletiva são elementos fundamentais para a composição.

Como sujeito ativo de si mesmo, tem-se a oportunidade de descobrir a origem do movimento e os caminhos que percorrem no corpo. Os estudos proporcionam uma verdadeira comunicação tônica entre os participantes e uma comunicação cênica efetiva.

Além de despertar a consciência do movimento com qualidade, isto é, com economia de esforço e intencionalidade, favorece maior compreensão da funcionalidade do corpo, amplia o repertório de movimentos e promove a liberdade de criação e expressão.

 

▪    Encontro “Alfred Jarry – Dr. Faustroll” com Claudio Willer, sábado 09/12/2017 – 17h às 19h.

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Inscrições para os Workshops e Palestra: Encaminhar um e-mail  com  uma carta de intenção para: mostralugarnomadededanca@gmail.com. Escrever  no assunto quais dos eventos deseja participar, pode  inscrever-se em todos, caso desejar.

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Ateliê Coreográfico Gratuito – Corpos Nômades

Ateliê Coreográfico

 CIA. CORPOS NÔMADES dezembro/2017  

GRATUITO

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No dia 16 de dezembro de 2017,  sábado das 15h às 19h,  acontecerá um encontro envolvendo uma vivência corporal, que iniciará com uma aula de técnica de dança contemporânea ministrada por João Andreazzi, em seguida será direcionado a criação coreográfica, onde será abordado os temas referente ao  novo espetáculo  inspirado no mito do Dr. Fausto, abordando o conceito de coreodramaturgrafia utilizado para as criações da Cia. Corpos Nômades.

Os interessados deverão se inscrever, enviando um e-mail com uma breve carta de interesse, breve currículo, com o assunto: “Ateliê Coreográfico Cia. Corpos Nômades dezembro/2017″, para o endereço de e-mail ciacorposnomades@gmail.com .

Para saber um pouco mais sobre a Cia.  Corpos Nômades.

 

 

 

X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA – 2017

MOSTRA LUGAR NÔMADES DE DANÇA CHEGA

NA DÉCIMA   EDIÇÃO, COM PROGRAMAÇÃO INTENSA

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Mostra realizada pela Cia. Corpos Nômades  chega na sua 10ª edição, buscando sempre  trazer um recorte do panorama da produção atual de dança contemporânea,  com uma programação envolvendo espetáculos, workshops e bate-papos.

Entre os dias 01 e 10 de dezembro de 2017, a sede da Cia Corpos Nômades, batizada de Espaço Cênico O Lugar, receberá  15  espetáculos de dança, dois workshops, bate-papos, dentro da X Mostra Lugar Nômade de Dança. Levando ao público uma visão da produção atual da dança contemporânea, bem como de  novas pesquisas e de provocações estéticas. A direção artística da mostra é do coreógrafo João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades conta com o aporte do 20º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo e da parceria com O Boticário na Dança, através do PROAC-ICMS (Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo).

Durante duas semanas o público poderá conferir trabalhos de nomes como Ruth Rachou (completou 90 anos em 2017), Raul Rachou, Gicia Amorim, InSaio Cia. de Arte (direção Claudia Palma), Mariana Muniz, Ângelo Madureira, Andréia Nhur, Janice Vieira e  a Cia Corpos Nômades que apresenta um work-in-progress da  nova criação inspirada  no mito do DR. Fausto.

Além desta programação, a mostra também apresenta a Sessão Meia-Noite Olho Neles, voltada para novas criações e novos talentos da dança, entre elas os selecionados de 2017 do programa de residência artística “Lugarização”, que acontece na sede da Cia Corpos Nômades e tem como objetivo proporcionar um espaço onde os artistas possam desenvolver seus trabalhos de pesquisa e experimentação em dança contemporânea. Além das cinco profissionais participantes da residência – Luisa Coser, Leticia Rodrigues, Maria Basulto, Gabriela Branco e Lilian Wiziaki; estarão presentes: Cia. Tentáculo. Jovem de Dança (direção de Liliane de Grammont), Imo Coletivo (Samya Enes, Fabio Mazione e Cadu Ribeiro) e Talita Florêncio.

Com o objetivo de ampliar a troca e disseminação de informações e ideias, a mostra contempla bate-papos, dentro de Tea Time: O Lugar em Reflexão, que acontece aos sábados, sempre às 16 horas, no sábado 02/12 a mediação da conversa será de Célia Gouvêa.  Ainda na programação, dia 03/12 (domingo) acontecerá um Workshop de Dança Técnica Cunningham com Gícia Amorim.  No domingo 10/12 um Workshop Estudos de Movimento para a Cena com Mariana Muniz. No dia 09/12/2017 –  sábado das 17h às 19h – Palestra sobre Alfred Jarry (autor do Gestas e Opiniões de  DR. Faustroll ), com Claudio Willer. Todos eventos gratuitos.

Durante o período da Mostra teremos um video documentário sobre a vida da artista Ruth Rachou, que em 2017 completou 90 anos de vida, foram e são décadas dedicadas à  dança.

Nesta décima edição a Mostra faz parceria com a XI Mostra de Fomendo à Dança de São Paulo.

Esse evento, segundo João, marca os dez anos de existência do Espaço Cênico O LUGAR, inaugurado em 2007 e ganhador do Prêmio APCA 2010 (Associação Paulista de Críticos de Arte) por Modelo de Espaço de Difusão de Dança. “Há nestas ações a motivação de dividir o espaço físico para apresentação de trabalhos e para residências, e possibilitar o compartilhamento de ideias e de procedimentos criativos entre as companhias e os artistas independentes”, comenta Andreazzi.

PROGRAMAÇÃO

X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA –  edição 2017

Última Semana 

2ª SEMANA da PROGRAMAÇÃO – 08, 09 e 10  de dezembro de 2017   (sexta às 21h, sábado e domingo às 20h30).

CIA. CORPOS NÔMADES – “#DR. FAUSTROLL 01”

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Work-in-progress (Pré-estreia) do novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, que utiliza como inspiração o mito do Dr. Fausto, desde Marlowe até Alfred Jarry.

O que serviu fortemente de impulso para o nascimento desta nova criação, além do surrealismo, da patafísica  e do acaso,  foi a relação com o poder, com o desejo do eterno e o de atingir o absoluto, que é a alma. A essência o âmago da questão do mito de Dr. Fausto,muito bem visitado por Goethe no seus: Zero, o 01 e o 02 Dr. Faust, escritos ao longo de sua vida.       Já O Dr. Faustroll de Alfred Jarry, que foi  publicada postumamente em 1911, faz deste personagem, que nasce já com 63 anos, o “fundador”da Patafísica.  Nesta nova montagem buscou-se projetar a noção/imagem ao corpo do intérprete,  da junção faustrólica, patafisica,  surrealista e das diversas citações e navegações contidas na obra de Jarry.

Ficha Técnica Concepção e Direção: João Andreazzi Elenco:  Gervasio Braz,  Rossana Boccia, Vagner Cruz, Cristiano Bacelar e João Andreazzi Assessoria Poética: Claudio Willer  Tradução: Éclair Almeida filho Trilha Sonora: Diogenes Junior  Video Arte: Daniel Carvalho Iluminação: Décio Filho Figurino: David Schumaker Cenário: Cia. Corpos Nômades e David Schumaker Músicos que participaram do processo: Alexandre Rosa, Guisado e Rica Bigio Duração: 40 minutos

 

▪    Cia. MARIANA MUNIZ de Dança e Teatro – Fados e Outros Afins

Fados e outros Afins foto de Cláudio Gimenez (2)

Um mergulho nas águas, paisagens e palavras luso-brasileiras e um convite à escuta dos fados portugueses e cantores brasileiros. Com Fados e Outros Afins a bailarina e atriz Mariana Muniz, sob a direção de Maria Thaís, faz uma imersão em suas origens de brasileira e nordestina, numa dramaturgia, concebida a partir de seu corpo, como uma viagem poética de Lisboa a Recife.

Ficha Técnica: Coreografia e interpretação: Mariana Muniz Direção Artística: Maria Thaís Assistente de Direção, Cenografia e Fotos: Cláudio Gimenez Dramaturgia: Murilo de Paula e Carlos Avelino de Arruda Camargo Trilha sonora: Divanir Gattamorta Figurinista: Chris Aizner  Desenho de luz: Aline Santini Cenografia: Julio Dojcsar e Rogério Santos  Operação som: Luciano Renan Coordenação de Produção: Rafael Petri (MoviCena Produções) Duração: 45 minutos

 

·      Cia. InSAiO de Arte (dir. Claudia Palma) – Abissal

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Abissal é um trabalho de dança  que se configura por meio da corporeidade dos intérpretes, do espaço e do som. Cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais, como se cada um pudesse mergulhar dentro de si, criando e recriando justificativas para os nossos padrões artísticos instintivos. O público assiste aos momentos de ida e volta às zonas alcançadas, que trazem imagens como finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, num ambiente essencialmente denso. Abissal é um convite ao mergulho em forças intrínsecas a todos nós, uma possibilidade de nos mover para dentro e então mover o outro, o espaço.

Ficha Técnica:  Direção geral: Claudia Palma Intérpretes-criadores: Claudia Palma, Natália Franciscone, Renato Vasconcellos e Carolina Canteli (convidada), Música original e ao vivo: Guilherme Marques Cenografia: Suiá Ferlauto Figurino: Claudia Schapira Desenho de luz: Hernandes Oliveira Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba Fotografias: Claudio Higa Assistência de produção: Cristina Ávila Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção Cultural) Duração: 45  min

▪    Tea-Time – 09/12/2017 (Lugar em Reflexão) encontro com todos os artistas envolvidos e o público. Mediação de João Andreazzi – Sábado às 16h.

 

▪    Sessão Meia-Noite Olho Neles – 09/12/2017 às 24h

▪    IMO Coletivo ( Samya Enes, Fabio Manzione e Cadu Ribeiro)  Miséria Prima, Rara Palavra

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O espetáculo Miséria Prima, Rara Palavra – para Carolina Maria de Jesus é um trio cênico multilinguagens (dança, teatro e música) baseado na obra e na vida da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. A criação deste espetáculo elabora corporalmente os temas da miséria e da palavra, pontos de apoio da vida e da obra de Carolina. Diferentes camadas dramatúrgicas se compõem como intervenções coreográficas conforme o universo musical criado, uma possível memória sonora do mundo da escritora.

Ficha Técnica: Criação e interpretação: Cadu Ribeiro, Fabio Manzione e Samya Enes Figurino Alex Cassimiro e Valentina Soares Iluminação Celso Melez Fotografia Fabio Minagawa e Fabio Enes Consultora de pesquisa da literatura de Carolina Maria de Jesus Raffaella Andrêa Fernandez

▪       Talita Florêncio – APT.Lab

APT.Lab é um acontecimento sonoro-corporal realizado em um ambiente preparado, onde busca-se tencionar as energias acerca da relação entre corpo e objeto. A performance toma mão da diluição da identidade para uma relação que se conjuga e refaz continuamente entre os contornos do gesto sobre as coisas. Considera-se, assim, o intervalo entre os elementos como espaço relacional e guia da ação, compondo um convívio conjugado entre formas, dimensões, massas, camadas, energias e coisas.

Ficha Técnica: Criação e intérprete: Talita Florêncio. Música: Thiago Salas.

 

▪     LUGARIZAÇÃO (Residência Coreográfica) Apresentações dos resultados das residências artísticas de 2017.

▪ Confissões sobre um tempo sem tempo  –  Letícia Rodrigues

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É resultado da residência artística “LUGARIZAÇÃO 2017”. Surtiu de questionamentos sobre o tempo em que vivemos, sobre como vivemos o tempo e como tais percepções afetam nosso modo de viver e perceber o que nos circunda. A partir de tais reflexões, propõe-se diferentes relações com o público a partir da desconstrução da relação artista/palco. No corpo, são explorados gestos cotidianos desconectados de sua função diária, questionando sobre o tempo, sobre a rotina, sobre viver versus (r)existir.

Ficha técnica:  Dança: Letícia Rodrigues Música: Gustavo Infante Figurino: Letícia Rodrigues e Marjoly Lino Desenho de luz: Letícia Rodrigues Fotos: Wrzaratini

 

▪       VOLÁTIL – Gabriela Branco

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V o a
O u s a d a
L a b u t a
Á l t r u í s t a
T r a c i o n a
I n d i g n a
L u c i d e z

Ficha Técnica: Intérprete criadora: Gabriela Branco Figurino: Júlia Melo Trilha Sonora: Levi Freschi Desenho de luz: Gabriela Branco

 

·      Workshop Estudos de Movimento para a Cena com Mariana Muniz – domingo 10/12/2017 das 15 às 17h.

Através dos estudos de movimento, o aluno/artista tem liberdade para pesquisar criativamente suas possibilidades de movimentação, respeitando seu ritmo e tempo individual. Trata-se de um processo de organização de conhecimento em eutonia (bom tônus), através de pesquisa criativa, respeitando os limites e ritmos pessoais.

É um processo de investigação que propõe a expressão pessoal através de estímulos simples e pontuais, possibilitando a experimentação de movimentos conscientes e integradores.

Nos estudos de movimento a memória e a competência seletiva são elementos fundamentais para a composição.

Como sujeito ativo de si mesmo, tem-se a oportunidade de descobrir a origem do movimento e os caminhos que percorrem no corpo. Os estudos proporcionam uma verdadeira comunicação tônica entre os participantes e uma comunicação cênica efetiva.

Além de despertar a consciência do movimento com qualidade, isto é, com economia de esforço e intencionalidade, favorece maior compreensão da funcionalidade do corpo, amplia o repertório de movimentos e promove a liberdade de criação e expressão.

 

▪    Encontro “Alfred Jarry – Dr. Faustroll” com Claudio Willer, sábado 09/12/2017 – 17h às 19h.

Inscrições para os Workshops e Palestra: Encaminhar um e-mail  com  uma carta de intenção para: mostralugarnomadededanca@gmail.com

Já aconteceu:

1ª SEMANA Da PROGRAMAÇÃO – 01, 02 e 03 de dezembro  de 2017 (sexta às 21h, sábado e domingo às 20h30)

·   Ruth e Raul Rachou – Duas ou três coisas que eu sei Dela

Espetáculo Caminhada. 1974. Fotógrafo Sebastião Sauirra.

Grande parte do legado de Ruth Rachou continua com seu filho Raul, que seguiu os passos da mãe em trabalhar e criar dança. Como ele mesmo diz “é a tradição em transformação”. Este solo tem como universo de pesquisa e inspiração a história artística de sua mãe.

Ficha Técnica: Criação: Raul Rachou Interpretação: Ruth Rachou e Raul Rachou Iluminação e operação: Rafael Petri Coordenação de Produção: Ação Cênica Produções Artísticas Foto: Natália Gresenberg Duração: 30 minutos

▪     Grupo Pró-Posição  (Andréia Nhur e Janice Vieira) – Peças Fáceis

Peças Fáceis - Bach

O trabalho propõe um estudo entre dança e música a partir de músicas barrocas de J.S.Bach e C.Petzold. Nesta criação, mãe e filha dançam, cantam e tocam instrumentos numa proposta que nomeiam como “sonorocoreografia”. A partir de memórias musicas comuns, movimentos e sons são produzidos na mesma dimensão temporal, ora por um disparo de voz que é gesto dançado, ora por uma propulsão de instrumento que é corpo.

Ficha Técnica:  Criação e execução: Janice Viera e Andréia Nhur Colaboração artística: Isabelle Launay Iluminação: Roberto Gill Camargo Produção: Paola Bertolini Duração: 40 minutos

 

·      Gicia Amorim – DISSONÂNCIAS

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Este projeto de colaboração entre o percussionista Joaquim Abreu e a bailarina Gícia Amorim é o resultado de um processo criativo baseado nos conceitos de independência entre a ação coreográfica e o discurso musical e tem como proposta apresentar obras com linguagens composicionais bastante distintas entre elas.

Ficha Técnica: Coreográfia e Intérprete: Gícia Amorim  Percussão: Joaquim Abreu Obras Músicais: John Cage – 27’10.554”e trio for percussin L.C. Cseko – Noite do Catete 5 – Roberto Sierra – Bongo – O Duração: 25 minutos

 

·   Ângelo Madureira – Delírio

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Espetáculo solo de Ângelo Madureira, foi criado em 1999, após o processo de pesquisa do solo de Bateria feito através da Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, em 1998. Neste experimento, Ângelo Madureira buscou no livro Frevo Capoeira e Passo de Waldemar de Oliveira, conceitos sobre o frevo. Nesse livro, Waldemar cita que o frevo é a música e o passo é a dança. Através desse conceito, Ângelo Madureira desenvolveu o solo de bateria, onde substituiu a música do frevo pelo som do rock progressivo, com esse material surgiu a seguinte pergunta: – Se tirar a música do frevo, o que se dança? Como resultado desse questionamento surgiu o espetáculo Delírio, uma obra lúdica, com características fortes da maneira de representar a dança popular em cena.

Ficha Técnica:  Criação, interpretação, figurino e cenografia: Ângelo Madureira  Direção: Ana Catarina Direção técnica, administração e iluminação cenográfica: Juliana Augusta Vieira Assistente de direção e produção: Luiz Anastácio Músicas – Delírio: Matinada, Valsa para Bilu, Biu do Pífano, Caldo de Cana, Maracatu Indiano, Mourama, Laursa, Cocão, Kuarupe e A Cobra de  Ántulio Madureira, Relembrando o Norte de  Severino Araújo Duração: 30 minutos

▪    Tea-Time – 02/12/2017. (Lugar em Reflexão) encontro com todos os artistas envolvidos e o público. Mediação de Célia Gouvêa – Sábado às 16h.

▪    Sessão Meia-Noite Olho Neles – 02/12/2017 às 24h

▪       Cia. Tentáculo  Jovem  (Direção Liliane de Grammont) – Onírico

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“Onírico” retrata as fantasias e ilusões do individuo em estado de inconsciência. A partir de sonhos relatados pelos interpretes, o roteiro ganha forma. A dramaturgia traduz em movimentos os devaneios oníricos. “Onírico”: Sonhos transformados em dança.

Ficha Técnica: Coreografia: Liliane de Grammont Figurino: Bruna Fernandes Trilha Sonora Original: Ed Côrtes Desenho de luz: Raquel Balekia Edição de vídeo: Felipe Sciotti Elenco:  Sabrina Ferreira, Flora Gomes, Victoria Cavalcante, Rebeca Tadiello, Ana Beatriz Garcia, Isadora Giaretta, Agnes Rumi, Camilla Andrade, Giuliana Zibini, Fabiana Ferrari, Ingrid Laurentino, Carolina Verzolla, Frank Matos, Vinicius Cosant, Pietro Morgado

 

▪    LUGARIZAÇÃO (Residência Coreográfica) Apresentações dos resultados das Residências Artísticas de 2017.

•  CRIATURA – Luisa Coser

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Refletir sobre espaços de fala onde são encenados e proferidos discursos políticos tornou-se um imperativo para o pensamento artístico neste projeto, em tempos autoritários e arbitrários. Pensar o espaço cênico também como um lugar onde se reproduz a espacialidade de centro-periferia – de onde um fala e muitos escutam-  conduziu a artista a uma investigação elementar da relação entre publico X performer.

Ficha Técnica:  Concepção e coreografia: Luisa Coser Colaboração na pesquisa e dramaturgia: Leonardo Carvajal Figurino e cenário: Juliana Pfeifer Luz: Maria Basulto

·      MODO-CÃO – Lilian Wiziack

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Modo-cão busca a partir da obra Wolf Alice, da artista plástica Gina Litherland,  entrar em contato com o modo cão de ser do corpo. E sem forma nos deitamos e devemos sonhar. E depois a chuva. E depois a chuva…

Ficha Técnica: Criação e concepção: Lilian Wiziack Junto com: Renato Jacques Trilha Sonora: Current 93 Duração: 20 minutos

 

•  ZovCoBorob CoBaVzba/Um Idioleto  - Maria Basulto

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O discurso por meio da não-palavra e a melodia própria da fala de um indivíduo. Primeiras ideias para uma dança sonora / para um movimento barulhento/ para um som dançado.

FICHA TÉCNICA: Criação, concepção e dança: Maria Basulto Trilha sonora: Thomaz Souza Figurino: Carolina Canteli Desenho de luz: Maria Basulto Fotos: Everton Ferreira Duração: 25 minutos

 

·      Workshop Técnica Cunningham com Gícia Amorim das 15h às 17h no Domingo – 03/12/2017.

O workshop tem por objetivo geral abordar a técnica de dança de Merce Cunningham, seus fundamentos e as posições de tronco específicas dessa técnica. Serão explorados deslocamentos complexos no espaço com ênfase no uso e controle de tronco e nas combinações de concordância e oposição entre movimentos de tronco e movimentos de membros inferiores, em velocidades variadas e saltos, solicitando gradualmente maior exigência técnica.

 

 

FICHA TÉCNICA DA X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA 

Para roteiro:

X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA

Sinopse: Durante duas semanas o público poderá conferir trabalhos de nomes como Ruth Rachou (completou 90 anos em 2017), Raul Rachou, Gicia Amorim, InSaio Cia. de Arte (direção Claudia Palma), Mariana Muniz, Angelo Madureira, Andreia Nhur, Janice Vieira e  a Cia Corpos Nômades . Acontecerá também a Sessão Meia-Noite Olho Neles, voltada para novas criações e novos talentos da dança, entre elas os selecionados de 2017 do programa de residência artística “Lugarização”. Além das cinco profissionais participantes da residência – Luisa Coser, Leticia Rodrigues, Maria Basulto, Gabriela Branco e Lilian Wiziaki; estarão presentes: Cia. Tentáculo. Jovem de Dança (direção de Liliane de Grammont), Imo Coletivo (Samya Enes, Fabio Mazione e Cadu Ribeiro) e Talita Florêncio.

 – De 01 a 10 de dezembro de 2017. Espetáculos da programação principal com apresentações sexta-feira às 21 horas, sábado e domingo, às 20h30. Sessão Meia-Noite de Olho Neles nos sábados (02 e 09/12), às 23h59. Tea-time / Lugar de Reflexão: Conversa com os artistas e o público – gratuito, nos sábados (02 e 09/11) às 15h.   Workshops e Encontro gratuitos: Dança Técnica Cunnigham dia 03 de dezembro, domingo, às 15 h às 17h; Estudos de Movimento para a Cena dia 10 de dezmebro, domingo das 15h às 17h e às 17h30 Encontro sobre “Alfred Jarry”. Direção artística da Mostra – João Andreazzi. Parceria- O Boticário na Dança através do Proac ICMS Realização – 20º Programa de Fomento à Dança de SP, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo. Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia – estudantes, classe artística e terceira idade). Classificação etária – 14 anos.

ESPAÇO CÊNICO O LUGAR – Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo – Reservas e informações – (11) 3237-3224 – ciacorposnomades@gmail.com .  Convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108.  Facebook: ciacorposnomades. www.ciacorposnomades.art.br

Produção

Equipe Corpos Nômades  – (11)  32373224 / 99231-4457

Imperdível! Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio

Acontece no Espaço Cênico O LUGAR # Ateliê Coreográfico + Espetáculo + Bate-Papo, com a Presença do tradutor da obra os Cantos de Maldoror – Claudio Willer.

Neste sábado 04/11/2017 das, 15h às 19h, teremos o Ateliê Coreográfico inspirado no espetáculo em cartaz  Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio, que começa às 21h e logo após acontecerá um bate-papo sobre esta criação, literatura, dramaturgia, dança e a coreodramaturgrafia, com a ilustre presença do tradutor e poeta Claudio Willer.

O Livro “Os Cantos de Maldoror” estará à venda, com um preço promocional.

Uma boa oportunidade para entendermos um pouco mais sobre o tema e a arte/dança contemporânea.

Aqui! No Espaço Cênico O LUGAR. Rua Augusta, 325.

Compareçam! Compartilhem!

Fan-page Facebook: @ciacorposnomades

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foto Debora Brito

 

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LUGARIZAÇÃO 2017 (acontece)

 LUGARIZAÇÃO – Residência Coreográfica 2017

  A Cia. Corpos Nômades e o Espaço Cênico O LUGAR recebem para esta edição as artistas do corpo:  Letícia Rodrigues, Luisa Coser, Gabriela Branco, Maria Basalto e Lilian Wiziack. Os resultadas destas residências serão mostrados na  X Mostra Lugar Nômade de Dança , que acontecerá de 01 a 10 de dezembro de 2017.

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CASA (título provisório) –  Letícia Rodrigues

A pesquisa em dança CASA propõe habitar com o corpo e habitar o corpo, com as estruturas físicas do O LUGAR. Não pretende-se utilizar os espaços reservados para apresentações (salas Sul e Norte), mas pretende-se utilizar as escadas, garagem, banheiro, cozinha… e tantos outros espaços que poderão ser instigantes enquanto recursos para a criação artística.

Durante a residência, a pesquisa de movimento, do corpo no espaço e da criação se dará através da exploração do corpo nos diferentes espaços do O LUGAR. Serão consideradas as especialidades deste espaço e sua rotina: fluxos, trânsitos, fluidez e vãos para a criação artística. Portanto, a pesquisa será um processo de imersão onde corpo e espaço se tornarão um só.

Ao final dos três meses de residência, o que será apresentado na X Mostra Lugar Nômade de Dança, é uma performance que pretende levar o espectador a observar, por outros estímulos e perspectivas, os diferentes espaços do O LUGAR.

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Estados Corporais:

Um dispositivo para a improvisação e criação em dança- Gabriela Branco

A pesquisa corporal que norteia este projeto consiste em mapear, explorar e saturar estados corporais por meio de dois caminhos: 1. Memórias e 2. Palavras. Quando se diz via memórias, significa que busca-se trazer alguma memória pessoal para compreender a sensação e sentimento a ser externalizada em forma de dança improvisada, ou seja, um mergulho provocativo sobre tal memória para se atingir, fluir, reverberar, um ou muitos estados que surgem da mesma. Quando se diz via palavras, significa que busca-se extrair o estado corporal a partir do sentido literal de palavras que remetem a sentimentos ou qualidades de movimento, sem preocupar-se em atrelar qualquer memória, experiência ou lembrança.

Pensar esta pesquisa no formato de aulas, atribuiu um novo caráter para o estudo, pois a participação ativa (com feedbacks) de cada aluno são contribuições e reflexões profundas de viabilizar o funcionamento dos exercícios, conteúdos e jogos cênicos propostos. Assim, percebe-se que a pesquisa torna-se muito mais que uma aula com conteúdos, mas uma aula que promove diferentes experiências consigo mesmo e com o coletivo, além de proporcionar uma entrega nítida de todos os corpos que entram para o mergulho dançante, que é descobrir sua própria dança a partir da sua própria história, as memórias, como também dança-la com estados que são provocados a partir da via das palavras.

 Proposta para o programa de residência artística no Espaço Cênico O LUGAR tem-se o desejo de continuar a pesquisa individual para finalizar o processo criativo no formato de um espetáculo. A criação se encontra em um momento distinto do apresentado na abertura de processo pela V Mostra no CRDSP, “Antologia de Resiliência” (vide link abaixo), pois desvencilhou-se dos textos de diário de bordo que compõem a antologia, transformando o resilir do corpo entre estados sobre a temática que surge a partir das palavras “sabotagem”, “resistência” e “subversão”. O processo criativo, por enquanto, sofreu influência dos filmes “Animais Noturnos” e “Dogville”, como referência. Além dos livros de Virgínia Woolf, Rumo ao Farol e As Ondas. Objetiva-se, então, organizar o emaranhado de cenas existentes, criando um roteiro, encontrando as transições para fechar o processo. Assim, a intérprete criadora busca concretizar o espetáculo também com figurino apropriado, cenário e possíveis materiais necessários com a ajuda de custo atribuída aos residentes do LUGARIZAÇÃO 2017, além de concluir o título do espetáculo.

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LAMA – Luisa Coser

A proposta de pesquisa e criação de Lama interroga o discurso oral como lugar de poder: quem detém a palavra, que lugares legitimam essas falas e que relações de poder neles se moldam. Refletir sobre espaços onde são encenados e proferidos sentenças e argumentos do norte político e cultural de um país tornou-se um imperativo para o pensamento artístico neste projeto, em tempos autoritários e arbitrários. Sendo assim, pensar o espaço cênico (no contexto das artes cênicas) também como um lugar onde se reproduz a espacialidade de centro-periferia – de onde um fala e muitos escutam- conduz a uma investigação elementar da relação entre publico X performer.

Consequentemente, analisar a expressividade e a fisicalidade dos atos de fala em espaços de governabilidade emerge também como uma necessidade de repensar o corpo em cena como produtor de discursos, reguladores, normativos e que atendem às expectativas do público – do outro. Interrogar, enfim, a partir do corpo em cena, o que é permitido (que zonas podem se expressar ou não) e tentar desbravar e alargar trajetos de comunicabilidade é uma premissa da investigação praticada nesta pesquisa.

 

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ZovCoBorob CoBaVzba – Maria Basalto 

ZovCoBorob CoBaVzba nasce de um jogo com as sonoridades de(a) Voz, (do) Corpo e (da) Boca. A ideia é realizar um trabalho cênico que propõe a exploração e experimentação do diálogo/relação entre o corpo em movimento e múltiplas sonoridades vocais. ZovCoBorob CoBaVzba:

-Busca explorar a voz enquanto extensão do movimento;

-São ondas sonoras criadas no corpo e que ocupam o espaço; -É poesia sonora e sons das palavras;
-É a transmutação de Voz Boca Corpo;
Em ZovCoBorob CoBaVzba

-o miolo do corpo enxerga pela boca;
-há um organismo que tem a boca como principal canal de comunicação com o mundo; -só é possível ouvir pela boca; ver pela boca; sentir pela boca.

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MODO-CÃO – Lilian Wiziack

MODO-CÃO é uma proposta de criação em dança contemporânea que busca, a partir da obra Wolf Alice, da artista plástica Gina Litherland,  entrar em contato com o modo de ser “cão” do corpo.  Em Wolf Alice, podemos ver uma garota humana que parece escutar uma mensagem secreta de um lobo, ou seja, de um híbrido ela-lobisomem. Um tornando-animal  tornando-menina. As pinturas de Litherland, habitam universos de cheios ambiguidade, com animais e criaturas, mistério, feminino, hibridismo, etc.  

Através da desestabilização de padrões de comportamento do corpo humano, pretende-se experimentar as possíveis fissuras existentes nesse padrão e entrar em contato com outros modos de habitar o corpo. Entende-se essa experiência como uma busca de criar, a partir da aproximação com o corpo canino, possíveis atravessamentos que desestabilizem o corpo em seu modo de ser e abra lacunas para modos desconhecidos.

O corpo do cão vive totalmente sua natureza, com uma afirmação positiva da nudez da vida.

Promoção Especial Lautréamont + P-LUGAR


P-LUGAR + LAUTRÉAMONT + P-LUGAR + LAUTRÉAMONT + P- LUGAR

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Promoção especial, quem assistir ao P-LUGAR do dia 20/10/2017 sexta às 22h30, ganhará 01 ingresso para assistir ao espetáculo “Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio” do sábado dia 21/10. E quem assistir ao espetáculo Hotel Lautréamont do sábado (21/10), ganhará 01 ingresso do P-LUGAR, que começará logo após às 22h30 no Espaço Cênico O LUGAR.  VENHAM e COMPARTILHEM!

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Ateliê Coreográfico – Gratuito – com Cia. Corpos Nômades 2017

Ateliê Coreográfico com a CIA. CORPOS NÔMADES 2017 – GRATUITO

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                                                                                     Foto Lenise Pinheiro

No dia 04 de novembro de 2017,  sábado das 15h às 19h,  acontecerá um encontro envolvendo uma vivência corporal, que iniciará com uma aula de técnica de dança contemporânea ministrada por João Andreazzi, em seguida será direcionado a criação coreográfica, onde será abordo os temas referente ao  espetáculo  em cartaz no Espaço Cênico O LUGAR,  “Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio” (inspirado no livro do Conde de Lautréamont – Os Cantos de Maldoror), abordando o conceito de coreodramaturgrafia utilizado para as criações da Cia. Corpos Nômades.

Os interessados deverão se inscrever, enviando um e-mail com uma breve carta de interesse, breve currículo, com o assunto: “Ateliê Coreográfico Cia. Corpos Nômades 2017″, para o endereço de e-mail ciacorposnomades@gmail.com .

Para saber um pouco mais sobre a Cia.  Corpos Nômades.

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P-LUGAR 2017

Música e dança dialogam em projeto P-LUGAR

Em dois dias, artistas da música contemporânea mostram suas inquietações, com participação especial do elenco da Corpos Nômades, fazendo um brinde aos 10 anos de vida do Espaço Cênico O LUGAR

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Nos dias 20 e 21 de outubro, sexta e sábado, a partir das 22h30, a Cia Corpos Nômades recebe em sua sede – o Espaço Cênico O Lugar - o evento P-Lugar, destinado a apresentações artísticas que unem música experimental eletrônica e acústica a improvisações de dança. O evento, que já teve edições anteriores desde 2007, terá dessa vez a participação de Alexandre Rosa, Brechó de Hostilidades Sonoras, Grupo QUARTAZAGA, Duo Diógenes Junior/Ricardo Bigio e Thiago Salas. O elenco da Cia. Corpos Nômades irá improvisar com os músicos convidados.

Idealizada por João Andreazzi, a Cia. Corpos Nômades foi contemplada pelo 20º Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo e, para comemoração dos 10 anos de existência do Espaço Cênico O Lugar, conta com a parceria  do O Boticário na Dança através do PROAC-ICMS/Governo do Estado de SP.

Programação Completa

Dia 20 de outubro, sexta-feira, 22h30

Thiago Salas

PAISAGEM #3 _foto Edson Santana

PAISAGEM #3 _IINTERMITÊNCIAS é uma composição que junta gravações de campo do espaço urbano de São Paulo com alguns recursos de improvisação. Este trabalho conta com a participação do guitarrista Luiz Galvão que traz uma sonoridade que dialoga com fluxos e quebras de uma faixa acusmática.  Paisagens é uma série de trabalhos compostos sobre resíduos sonoros e materiais coletados na nas vías públicas de São Paulos. As performances e composições derivas deste motivo foram apresentadas no Música e Tecnologias SESC Vila Mariana, FestA SESC Osasco, Mostra NME Unicamp, , Praça das Artes do Theatro Municipal de São Paulo além de festivais em Portugal e na Grécia.

Ficha Técnica: concepção – Thiago Salas; guitarra – Luiz Galvão; iluminação – Guilherme Furtado
Foto: Edson Santana Leoncio

Duo de Diógenes Júnior e Ricardo Bigio

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Negativos da Cidade – uma performance audiovisual.  Imagens em negativo da cidade. Um piano. Um contrabaixo. Um computador. Improviso.  Estes são os elementos que compões Negativos da Cidade, o trabalho de estreia do duo paulistano formado por Diógenes Júnior (piano) e Ricardo Bigio (contrabaixo e eletrônica).  A parceria iniciada nos corredores do Instituto de Artes da Unesp (São Paulo) experimenta os limites estéticos entre instrumentos acústicos e a interferência de elementos eletrônicos, acompanhados de videografismos que distorcem imagens urbanas.  Instigar e confundir o ouvir e o olhar da plateia sobre os timbres dos instrumentos e os contornos da cidade é o objetivo deste trabalho.

QUARTAZAGA

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O compositor e baixista Pedro Destro já participou de diversos grupos de música instrumental como o Funkheadz, o Damian Birbrier Quarteto e o Quarteto Thomaz Souza. Entre eles destaca-se o Âmago Trio, grupo de improvisação livre que já lançou dois discos em que participaram músicos como Teco Cardoso, Toninho Ferragutti e Monica Salmaso. A partir de 2017 o compositor decidiu criar um novo grupo para executar suas composições, que tem como compromisso a experimentação e a liberdade composicional, e que tenta sintetizar suas diversas influências, da música brasileira, do jazz e da música erudita. Dessa forma, surge o recém nascido QUARTAZAGA.

Além do baixista Pedro Destro, o grupo é formado por Thomaz Souza (saxofonista com graduação no curso de música popular da UNICAMP e mestrado em Jazz performance pela Universidade de Louisville (EUA); já trabalhou com artistas como Michael Pipoquinha, Lea Freire, Carlinhos Noronha, Mônica Salmaso, Roberto Sion, Nelson Ayres, Thiago Espírito Santo e Mike Hyman); Lucas Bohn (pianista graduado na UNICAMP e mestre pela Universidade da Carolina do Sul (EUA); Já trabalhou com artistas como Nelson Aires, Bert Ligon, Alex Lameira, Daniel Barry; Como compositor, lançou em 2016 seu primeiro álbum, As time went by, com peças para quinteto e Big Band.); e Dhieego Andrade (baterista com graduação na UNICAMP e desenvolvendo pesquisa de mestrado; já tocou com Arrigo Barnabé, Nelson Ayres e Nun Mindelis).

Ficha técnica: Pedro Destro – baixo elétrico. Thomaz Souza – sax alto e soprano. Lucas Bohn – teclados. Dhieego Andrade – bateria.

Dia 21 de outubro, sábado, 22h30

Alexandre Rosa e convidados

FOTO P-LUGAR 2017

Nesta performance o contrabaixista da OSESP Alexandre Rosa executa obras premiadas especialmente criadas para ele, lançadas em seu cd BASS XXI, além de outras já consagradas do repertório, como PSY de Bério. Suas colaborações com artistas das áreas de dança, poesia e teatro integram também o espetáculo. Contrabaixo Alexandre Rosa. Musico da OSESP e Doutor em música-performance, Alexandre tem atuado em grupos de câmara com música barroca e contemporânea. Suas pesquisas sobre técnicas estendidas (TE) resultaram no CD BASS XXI (2013) e na publicação, pela Editora UNESP do livro Técnicas Estendidas do Contrabaixo no Brasil- Revisão de Literatura, Performance e Ensino (2014). Desde 2016 tem realizado colaborações com companhias de dança (Cia Corpos Nômades) e teatro (Oposto Teatro Laboratório). É professor substituto de contrabaixo no IA-UNESP.

Ficha técnica:  Alexandre Rosa – Contrabaixo. Marilyn Nunes – Atriz/ Oposto Teatro Laboratório. Ricardo Bigio – Difusão sonora. Verônica Rosa – Musicista

Brechó de Hostilidades Sonoras

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É um
projeto que se inspira no caos
plástico-sonoro das feiras de trocas e
camelódromos.

A proposta busca por
meio da livre improvisação a
(des)organização sonora espontânea
pautada no excesso, gerada pela
distribuição múltipla e aleatória de
objetos (não)sonoros pelo espaço de
performance.

O instrumentário da
banda-duo, formada por Marcelo Muniz
e Natacha Maurer, é prioritariamente formado por objetos de segunda mão, incluindo brinquedos sonoros, brinquedos hackeados, vestíveis, objetos do cotidiano e geradores de ruídos.  Nessa apresentação o Brechó de Hostilidades Sonoras apresenta “BHS Sound System ”, onde o instrumentário é construído a partir de antigos aparelhos sonoros e caixas acústicas domésticas oriundos de doações, adquiridas em brechós, doadas ou encontradas nas ruas de São Paulo. Os aparelhos são alimentados com falsas retóricas, discursos fracos que vão sendo acumulados, paulatinamente contrapostos, esgarçados até o esgotamento, metamorfoseando-se nas vozes dos próprios aparelhos-instrumentos. Os planos de fundo vêm à cena, em resposta, em forma de brado-discursos-hostis renascidos dos anos 80.  Foto: Luis Germano

Serviço

P-LUGAR

Dia 20 de outubro, sexta-feira, 22h30

Thiago Salas / Duo de Diógenes Júnior e Ricardo Bigio / QUARTAZAGA

Duração total: 110 minutos

Dia 21 de outubro, sábado, 22h30

Alexandre Rosa e convidados / Brechó de Hostilidades Sonoras

Duração total: 110 minutos

Local: Espaço Cênico O Lugar. Endereço: Rua Augusta, 325. São Paulo – SP.

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Pagamento em dinheiro e cartão de débito/crédito.

Classificação etária: 14 anos.

Capacidade (Sala Sul): 64 lugares.

Capacidade (Sala Norte): 64 lugares.

Reservas: Telefone – 3237-3224 ou e-mail – ciacorposnomades@gmail.com

Mais detalhes: www.ciacorposnomades.art.br

Ficha Técnica da II Mostra SÓ Solos 2017

Direção Artística: João Andreazzi

Elenco Cia. Corpos Nômades: Gervásio Braz, Vagner Cruz, Rossana Boccia, Cristiano Bacelar e J. Andreazzi.

Coordenação Técnica: Décio Filho

Designer Gráfico: Juliana Basile

Assessoria de Imprensa: Ensaio Comunicação

Produção e Recepção: Cia. Corpos Nômades

Assessoria de Imprensa: Ensaio Comunicação.