3 Inglês

O ETERNO VOO DE DR. FAUSTROLL NA CLAREZA OBSCURA DO AR

Uma Incrível navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica

Literatura e surrealismo compõem espetáculo de dança da Cia Corpos Nômades

Criado a partir do mito de Dr. Fausto, visitado pelo escritor Johann Wolfgang von Goethe nas obras Zero, o 01 e o 02 – Dr. Faust, escritas ao longo de sua vida e desenvolvido depois por Alfred Jarry em Dr. Faustroll, publicado postumamente em 1911, a história deste ultimo espetáculo da Cia Corpos Nômades é centrada no personagem “fundador” da Patafística (ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções), que nasceu já com 63 anos. O Eterno Voo de Dr Faustroll na Clareza Obscura do Ar – Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica.

 

No último trabalho, onde os bailarinos/atores conduzem jogos, desafios e até um convite para que o público participe de uma competição de bingo. “O nonsense presente na obra faz do Dr Faustroll um jogador, apresentador, anfitrião e palhaço, em busca da eternidade e do absoluto.

 

O surrealismo, elemento frequente nos trabalhos da companhia, se evidencia tanto na montagem cênica quanto nas coreografias, que envolve os bailarinos com figurinos, máscaras e adornos inusitados. “Na montagem, buscou-se projetar a noção/imagem ao corpo do intérprete, da junção faustrólica, patafísica, surrealista e das diversas citações e navegações contidas na obra de Jarry”, explica Andreazzi .

 

Esta obra  faz referência à obra Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico – Romance Neoscientifico, em que há uma divisão de 8 livros e 41 capítulos. O livro foi escrito por Alfred Jarry, traduzido por Eclair Almeida e traça um universo rico e eclético de referencias à arte, à ciência, à patafísica e ao imaginário da existência e da alma humana.

 

As obras escritas por Marlowe, Thomas Mann e Fernando Pessoa, que se inspiraram no mito de Dr. Fausto, também foram pesquisadas e utilizadas como inspiração durante o processo de criação.

 

Para elaborar esse espetáculo, a Cia. Corpos Nômades contou com o importante aporte do  20º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de SP; e para as atividades dos dez anos do Espaço Cênico O LUGAR em 2017, com a parceria do “O Boticário na Dança”, através do Proac ICMS, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo.

 

A trilha sonora é composta por trechos de músicas que foram operadas pelo DJ Thiago Duar, tais como:  Carmen Miranda, Greetchen, Óperas que utilizaram o tema do Dr. Fausto, Miriam Makeba, Quiça-Quiça (Perhaps-Perhaps) e de outros compositores, mescladas com o trompete de Guilherme Mendonça (Guizado).

 

Ficha Técnica

 

Concepção e Direção:João Andreazzi Elenco:Rossana Boccia, Vagner Cruz, Cristiano Bacelar e João Andreazzi Assessoria Poética: Claudio Willer Tradução: Éclair Almeida Filho Trilha Sonora: Guizado e Thiago Duar Iluminação: Alexandre Zullu,Veronica Giordano, Venicio Alvarenga, Rossana Boccia e Décio Filho (work-in-progress) Figurino: Cia. Corpos NômadesCenário: Cia. Corpos Nômades Músicos que participaram do processo: Alexandre Rosa e Rica Bigio Fotos:Fabio Zerbini e João Hidalgo. Classificação Etária: 14 anos. Duração: 110 minutos. Parceria: O Boticário na Dança através do Proac ICMS Realização – 20o Programa de Fomento à Dança de SP, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo.