Video na integra do Terceiro Ato do espetáculo Espectros de Shakespeare – Do Outro Lado do Vento. Serão postados na integra os cinco atos do espetáculo, da sua estreia em 2010, no Teatro Anchieta, do SESC Consolação, na cidade de São Paulo. Vídeo captação e edição Osmar Zampieri. ESTARÁ DISPONÍVEL NO DIA 12/01/2024 QUINTA ÀS 10H.
Esse ato mergulha na tragédia Macbeth, onde Lady Macbeth (Thais Magnani) impulsiona Macbeth (João Andreazzi) ao horror sangrento e trágico, detonados pela ganancia, pela traição e pela culpa, transformando tudo em um assombroso e desafinado trono de sangue.
Nesse ato, há também uma cereja do bolo, a cena das três Bruxas (Bruna Dias, Fabiola Camargo e Isabella Franceschi), onde a respiração das interpretes se transforma em um motor potente para a trilha sonora, criando durante toda a coreodramaturgrafia um suspense tenebroso. VALE Conferir!!!
Link do vídeo no canal do YouTube da Cia Corpos Nômades: https://youtu.be/jF48Wdmy1Mk
“Seus personagens trágicos demonstram tanta grandeza, que em seu erro e queda podemos ter viva consciência das possibilidades da natureza humana.” (A. C. Bradley). A obra de William Shakespeare, o mais influente dramaturgo do mundo, provocou e continua provocando inúmeras discussões sobre atos e conflitos de natureza humana. Por encorajar o espectador a ter suas próprias ideias, o debate com Shakespeare torna-se estimulante. Uma oportunidade de entrar em contato com as regiões mais obscuras do ser humano é conferir de perto o espetáculo “Espectros de Shakespeare – Do Outro Lado do Vento”, trabalho da Cia. Corpos Nômades que estreiou no Teatro Anchieta no dia 12 de maio de 2010 e depois seguiu com temporada no O LUGAR, a partir do dia 28 de maio de 2010, na sede da companhia, dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi.
O Bardo é a grande fonte de inspiração para este projeto, que conta com o 6º Programa Municipal de Fomento à Dança. Admirador e pesquisador de sua obra desde 1993, João Andreazzi transfere todo um processo de investigação cênica da Cia. Corpos Nômades ao universo de Shakespeare. Esse novo espetáculo, resultado do projeto “Espectros de Shakespeare”, é focado principalmente nas tragédias “Macbeth”, “Otelo”, “Rei Lear” e “Hamlet”, tendo seus personagens espectrais extraídos diretamente desses textos para a composição desta montagem. Além das tragédias, alguns sonetos do autor completam a poética da coreodramaturgrafia.
Toda a proposta do espetáculo é calcada no trabalho corporal desenvolvido nos últimos anos pela Cia. Corpos Nômades, com atenção especial para o trabalho de improvisação como processo cênico, aliado ao trabalho técnico com um forte contato com o chão e outros corpos, incorporando o contato e improvisação ao processo criativo, inserindo o teatro, a música e a vídeo-arte, possibilitando despontar daí uma dramaturgia extraída dos gestos, movimentos, objetos, textos, sons e imagens. “Ofélia”, “Macbeth”, “Lady Macbeth”, “As Três Bruxas”, “Hamlet”, o “Espectro de Hamlet” e muitos outros personagens são dissecados e fundidos à coreodramaturgrafia buscando, mais do que o sofrimento trágico apresentado de forma literal, uma substância trágica capaz de unir as cenas transformando-as em referências da existência humana, assim como foi feito por outros artistas, cineastas, escritores e compositores sobre a obra de Shakespeare.
Influenciaram também a pesquisa para esta montagem, filmes de Laurence Olivier (Hamlet e Rei Lear), de Orson Welles (Macbeth), de Akira Kurosawa (Trono Manchado de Sangue e Ran), de Peter Greenway (Prospero’s Books) e alguns livros como Oriente Ocidente escrito por Salman Rushdie, Hamlet-Machine por Heiner Müller, Teatro e Sociedade: Shakespeare por Guy Boquet, A Tragédia Shakespeariana por Andrew Cecil Bradley e diversas óperas que utilizaram o tema.
FICHA TÉCNICA Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Bruna Dias, Fabíola Camargo, Isabella Franceschi, João Andreazzi, Ricardo Silva, Tais Magnani e Alexandre Manchini Textos: William Shakespeare Assessoria Poética: Claudio Willer Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Assessoria Musical: Ettore Veríssimo Desenho de Luz: Cia. Corpos Nômades e PH. Figurino David Schumaker Observadores Participativos: Alessandra Souza, Amanda Correa, Juliano Maltez, Ligia Marinho, Maju Minervina e Rafaela Fusaro Fotos de ensaio: João Andreazzi Cenário, Figurino e Vídeo-Arte: Cia. Corpos Nômades Designer Gráfico: Rafael Benthien Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Produção: Cia. Corpos Nômades