DE 01 A 20 DE MARÇO DE 2022, no canal do YouTube da Cia, Corpos Nômades, acontecerão as reprises das Mostras: P+LUGAR-2021 e Sessão Meia-Noite Olho Neles e Nelas-2021, e também das duas versões dos espetáculos inspirados em Beckett para a internet: O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne-2021 e O Espectador de Olhos Invisíveis-2021.
REPRISES AÇÕES CORPOS NÔMADES 2021
Links das apresentações Virtuais
Mostra P+LUGAR 2021
Primeira Sessão (Artistas da música e da dança contemporânea: Facundo Estefanelli, Heri Brandino, Carlos Veloso, Rebeca Tadiello e Manuela Aranguibel) e Segunda Sessão (Artistas da música e da dança contemporânea:Loop B, João Minatti, Rafael Abreu, Rossana Boccia e Manoela Brunelli).
Link contendo as duas sessões, uma após a outra.
Sessão Meia-Noite Olho Neles e Nelas 2021
Primeira Programação (Artistas da dança contemporânea: Laboratório de Manuseio Coreográfico SP – Camila Venturelli, Rebeca Tadiello, Letícia Trovijo e Naira Gascon; André Brandão -PE e Sara Marchezini MG)
Segunda Programação (Artistas da dança contemporânea: Projeto 3- Carina Marinho, Kritiany Nascimento e João Espindula; Guilherme Gomes e Loretta Pelosi).
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne
Versão 1 Beckett para Internet
Cia. Corpos Nômades
O Espectador de Olhos Invisíveis
Versão 2 Beckett Internet
Cia. Corpos Nômades
A Mostra P+LUGAR-2021 envolveu 10 artistas da dança e da música contemporânea, em duas sessões de improvisação gravadas no Teatro João Caetano-SP e a Mostra Sessão Meia-Noite Olho Neles e Nelas, composta por 11 artistas, em seis video-danças, divididos em duas programações, com artistas e grupos de várias cidades brasileiras.
Também estarão nessas reprises no Canal do Youtube da Cia. Corpos Nômades, os espetáculos “O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne”- versão 1 para a internet de Beckett e “O Espectador de Olhos Invisíveis”- segunda versão on-line de Beckett. A primeira gravada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, Espaço Cênico O LUGAR e nas casa dos intérpretes e na segunda versão, foi gravado no Teatro João Caetano-SP.
Esses projetos contaram com o PROAC-LAB 48-B-2020, Prêmio por histórico artístico em Dança, Projeto Ações da Corpos Nômades em Outros Lugares.
Mostra Virtual P+LUGAR 2021
A ideia primordial da Mostra P+LUGAR, é a de criar um Lugar de encontro, de troca e de compartilhamento, onde ocorra conexõesentre os artistas da Dança e da Música, plugando os sentidos em direção a uma poética criativa corporal e musical. Daí, mesclar texturas e sensações, através da Improvisação como um resultado cênico. Respeitando é claro o distanciamento social e todos os protocolos sanitários, necessários devido a endemia do COVID-19.
A Mostra P+LUGAR, foi concebida por João Andreazzi, no ano de 2007, como sendo uma das ações artísticas da programação, lá da antiga sede da Cia. Corpos Nômades, o Espaço Cênico O LUGAR, localizado no baixo augusta na cidade de São Paulo, dedicada a música contemporânea. Foram diversas edições com músicos de diferentes localidades do Brasil, sendo alguns internacionais.
P+LUGAR 2021, reúne a música e a dança contemporânea, em dois encontros presenciais envolvendo 04 artistas da música e 6 artistas da dança, que foram registrados no palco do Teatro João Caetano em SP nos dias 15 e 16 de setembro/21, onde a Improvisação opera e aciona o resultado cênico, será o registro destes encontros presenciais, captados por várias câmeras, que serão exibidos nas redes sociais dos Teatros e da Cia. Corpos Nômades.
Esta ação artística faz parte do Projeto “Ações da Corpos Nômades em Outros Lugares”, foi contemplado no Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 48-B/2020, por Histórico em realização em Dança.
A Cia. Corpos Nômades realizou a última Mostra “P-LUGAR” em 2017, na ocasião dos Dez anos do Espaço Cênico O LUGAR, que infelizmente fechou no final de 2019, após quase 13 anos de intensa atividade.
Nesta edição foram 156 inscritos, infelizmente pode-se convidar apenas 10 artistas da dança e da música, sendo que 02 integram a Cia. Corpos Nômades.
Os artistas são:
Dança Contemporânea: Rafael Abreu, Manuela Aranguibel, Rossana Boccia, Manoela Brunelli, Rebeca Tadiello e Carlos Veloso.
Música Contemporânea: Heri Brandino, Loop B, Facundo Estefanell e João Minatti.
SESS˜AO MEIA NOITE OLHO NELES E NELAS 2021
Novos artistas da dança contemporânea que traçam em seus trajetos experimentos de multimídia e audiovisual compõem a Sessão Meia-Noite, Olho Neles e Nelas, uma mostra idealizada pela Cia. Corpos Nômades que será exibida em suas redes (Facebook, Instagram e Youtube) entre 12 e 19 de novembro, sextas-feiras e sábados, à meia-noite (à zero hora).
A programação, composta por seis performances, será dividida em duas sessões que se alternam – nos dias 12 e 20 de novembro (sexta-feira e sábado) será exibida a Programação 1, composta pelas obras Gestos Barreiras, Para Não Dançar em Segredo e Ocultas. Já nos dias 13 e 19 de novembro (sábado e sexta-feira), será exibida a Programação 2, com as obras Rótulo B, Sol Interior e Não Há Nada Aqui.
As obras serão exibidas uma em sequência da outra com o objetivo de propor o compartilhamento de ideias entre os artistas participantes. Também é esperado que os públicos de determinados artistas possam acessar os trabalhos dos demais criadores que produzem e criam em outras regiões do Brasil. Há obras de artistas de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os detalhes cada obra podem ser acessados por meio deste site.
A mostra, que realiza sua primeira edição virtual, foi concebida em 2008 por João Andreazzi na antiga sede da Cia. Corpos Nômades na cidade de São Paulo, o Espaço Cênico O Lugar. Essas sessões da meia-noite integravam a Mostra Lugar Nômade de Dança, que acontecia anualmente e em horários convencionais, destinando-se a grupos e artistas da dança que possuíam um extenso trajeto. A sessão da meia-noite foi, portanto, destinada aos jovens e novos artistas da dança que se encontravam no inicio ou meio da trajetória artística. A programação completa de 2021 segue listada abaixo.
Programação 1
Laboratório de Manuseio Coreográfico – Camila Venturelli (SP) – Gestos Barreiras
Gestos barreiras, do Laboratório de Manuseio Coreográfico, é uma série de três vídeo-danças que dão a ver diferentes aspectos do gesto no contexto da pandemia do Covid-19. São três estados de um mesmo tempo organizados em dramaturgias gestuais de listas: “Sustentar a falta”, “Barrar em gestos” e “Não esquecer dos gestos de acolhimento”. Seja pela paragem, pela repetição ou pela imaginação, a série “Gestos Barreiras” é uma aposta na sensorialidade do meio audiovisual como modo de criar experiências sensíveis e possíveis. Projeto realizado com o apoio do Proac Expresso Aldir Blanc 2020.
André Vitor Brandão (PE) – Para Não Dançar em Segredo
Para Não Dançar em Segredo, dirigido e interpretado por André Vitor Brandão, evoca as problemáticas de uma construção de masculinidade hegemônica no Sertão, pelo fato de que esta arquitetou modos de ser/estar homem nesse lugar, como também na própria linguagem da dança. A cena é um convite a celebração das masculinidades na dança, um desejo de tornar manifesto a pluralidade imanente dos corpos masculinos, sobretudo, daqueles que habitam o Sertão e que carregam em si as contradições e os agenciamentos sócio históricos que, por muito tempo, perpetraram nesse território lógicas hetero-cis-normativas.
Sara Marchezini (MG) – Ocultas
O filme de estreia da artista Sara Marchezini conta, por meio de uma linguagem expressiva com traços autobiográficos, as ligações entre a mulher-selvagem ancestral e a bruxaria contemporânea. A obra mistura as linguagens documental, da dança, poética, das artes performáticas e audiovisuais para expor a longa luta feminina contra a opressão e a exploração de seus corpos nos últimos 400 anos. Ocultas tem como inspiração figuras femininas da trajetória de Sara e ideias baseadas nos autores Silvia Federici, Clarissa Pinkola Estés, Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander.
Programação 2
Grupo Projeto 3 (MG) – Rótulo B
Espetáculo de dança contemporânea criado e interpretado por Carina Marinho João Espindula Kristiany Nascimento, Rótulo B foi produzido de forma autoral a partir de uma linguagem híbrida onde a dança, a performance e o audiovisual dialogam e constroem uma experiência próxima ao cinema. As imagens propõem reflexões e formulam críticas sobre uma temática necessária e com preocupantes desdobramentos na atualidade: os padrões de beleza e a consequente busca pela “perfeição”.
Guilherme Gomes (RJ) – Sol Interior
Sol Interior é um solo de dança contemporânea nascido durante a pandemia que aborda e discute a relação humana com a solidão e seus interiores, a afetividade e o estado de impregnação da morte. A obra, com direção de Tati Vilela, direção de movimento de Rafael Abreu e interpretada pelo intérprete-criador Guilherme Gomes tem como fonte de inspiração a obra do artista plástico Feliciano Centurión, um sol para esse momento de clausura.
Dentro de um casarão semiabandonado, com apenas alguns móveis, o público acompanha a trajetória e a transformação de um homem que aos poucos vai apresentando esse ambiente aos telespectadores como quem apresenta a si próprio. Nesse hibridismo corpo-casa-roupa, o homem vai se revelando e se transformando a partir dos figurinos em diferentes figuras. Como uma movimentação que mistura circo e dança, Sol Interior traz uma reflexão sobre como gerar narrativas a partir da (re)apropriação e da (re)significação de locais e objetos do cotidiano, questões que vieram a tono com o isolamento social.
Loretta Pelosi (BA) – Não Há Nada Aqui
Não há nada aqui traz o território do não lugar, o retrato de um mergulho pelo espaço dos sonhos, movediço e nômade. Uma homenagem ao arquivo emocional de memórias e sentidos vividos ou inventados, firmando uma relação que se fortalece para além das fronteiras físicas. Um desejo de pertencimento que se agrega ao ambiente físico para além de suas delimitações concretas, pautado na busca pelas relações humanas, pelas próximas memórias que virão. Um agora que já foi sem nunca existir. A obra tem concepção, direção artística e interpretação de Loretta Pelosi.
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01
Dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi, a obra resgata o princípio da ideia do “corpo nômade”, inquietação artística de Andreazzi que dá sequência a uma pesquisa iniciada há 21 anos, cujo foco foi a extinta favela do Gato (hoje conjunto habitacional do Parque do Gato) e as aldeias Krukutu e do Jaraguá, de cultura Guarani, lugares revisitados pela Cia em 2014 com o objetivo de observar as modificações ocorridas em relação a 1999, ano da primeira visita. Também havia a perspectiva de se fazer uma nova visita em 2020/21, mas ela foi impedida pelo momento pandêmico
Cena de O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01
No dia 2 de abril, sexta-feira, 21h, a Cia Corpos Nômades estreia pelo Facebook do Teatro João Caetano o espetáculo O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01, adaptação online do espetáculo criado em 2016 que aborda a sensação de sufocamento das grandes cidades pela especulação imobiliária e má utilização/distribuição do solo. O projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e será transmitido por cinco teatros públicos ao longo de sua temporada.
O texto O Despovoador, de Samuel Beckett, escrito no final da década de 1970, é uma importante provocação para o espetáculo e se conecta a outras fontes inspiratórias e fundamentais, como os locais visitados pela Cia em 1999 e revisitados em 2014/2015: a extinta Favela do Gato, na região Centro-Norte da cidade de São Paulo, e as aldeias dos índios Guaranis na região Noroeste (Pico do Jaraguá) e Zona Sul (Krukutu e Tenondé-porã).
Essas referências, somadas aos pensamentos de Deleuze e Guattari sobre o Capitalismo e Esquizofrenia deram, de forma estranha e inquietante, os tons finais da dramaturgia às coreografias, brotando desta junção as ditas “coreodramaturgrafias” (termo criado por João Andreazzi para designar as junções de movimentos vocais e corporais, textos, projeções, trilha sonora e elementos cênicos com as coreografias). Hoje, devido ao ao longo momento pandêmico, a arte cinematográfica foi incluída à expressão, resultando no termo “cinecoreodramaturgrafia”.
Sinopse
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #1 é a adaptação online de um espetáculo homônimo criado em 2016 pela companhia que discute a sensação de sufocamento das grandes cidades gerada pela especulação imobiliária e má utilização/distribuição do solo. Algumas fontes de inspiração da obra são o texto O Despovoador, de Samuel Beckett, e visitas feitas pela companhia em 1999 e 2014/2015 na região Centro-Norte da cidade (a extinta Favela do Gato) e nas aldeias dos índios Guaranis na região Noroeste (Pico do Jaraguá) e Zona Sul (Krukutu e Tenondé-porã).
Ficha Técnica
Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Cristiano Bacelar, João Andreazzi, Rebeca Tadiello e Rossana Boccia
Contrabaixo: Alexandre Rosa
Trilha Sonora: Alexandre Rosa e Felipe Julian
Adaptações de Textos: João Andreazzi
Iluminação para gravação de vídeo: Lucas Mercadante e Rossana Boccia
Figurino: David Shumacker
Filmagem, som direto, iluminação, montagem, mixagem, color, gradding e edição: Olha-te (Lucas Mercadante)
Montagem de luz: Pedro Moura
Produção: Cia. Corpos Nômades
O Espectador de Olhos Invisíveis – Versão Beckett Internet 2, teve sua estreia no dia 03 de dezembro 2021 nas redes sociais da Cia. Corpos Nômades e na sequência nas semanas seguintes nas redes dos Teatros João Caetano e Arthur Azevedo – SP.
Para esta segunda versão para internet, a obra continuará envolvendo a sessão de sufocamento das grandes cidades, pela especulação imobiliária e pela má utilização/distribuição do solo. O texto “O Despovoador” de Samuel Beckett (escrito no final da década de sessenta) serve como uma importante inspiração/provocação para a criação e alinhava às outras fundamentais fontes inspiratórias diferentes texturas e sensações somados aos pensamentos de Deleuze e Guattari sobre o Capitalismo e Esquizofrenia deram de forma mais enfática, estranha e inquietante os tons finais da dramaturgia às coreografias, que somadas aos estímulos da ocupação dos espaços do Teatro João Caetano-SP, da área externa até o palco e com a interação sonora e musical do contrabaixista Alexandre Rosa, brotando dessas junções as intituladas “coreodramaturgrafias*” (*termo para designar as junções: movimentos vocais e corporais, textos, projeções, trilha sonora, elementos cênicos com as coreografias), que hoje devido ao longo momento Pandêmico chamamos de “cinecoreodramaturgrafia”.
A primeira versão: “O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet 01”, foi apresentada em maio de 2021. Esta obra da companhia dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi resgata o princípio da ideia do “corpo nômade”, inquietação artística de Andreazzi, dando sequência a uma pesquisa iniciada há 22 anos, cujo o lugar/foco foi a extinta favela do Gato (hoje conjunto habitacional do Parque do Gato) e a Cultura Guarani (Aldeias: Krukutu e do Jaraguá). Lugares que foram revisitados em 2014 e 2015 com o intuito de observar as modificações ocorridas nesses locais.
Este projeto foi realizado com o apoio do PRÊMIO por histórico de realização em Dança, através do Proac LAB Expresso 48-B 2020.
Ficha Técnica:
Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Cristiano Bacelar, Elton Souza, João Andreazzi, Rebeca Tadiello e Rossana Boccia Contrabaixo: Alexandre Rosa Trilha Sonora: Alexandre Rosa Adaptações Textos: João Andreazzi Iluminação para gravação Vídeo: Rossana Boccia. Figurino: David Shumacker Filmagem e som direto: Wave Video, Dejair e Paulo Uras Montagem, Mixagem, Color, Gradding e Edição de Vídeo: Pri Magalhães Montagem e operação de luz: Pedro Moura Produção: Cia. Corpos Nômades Assessoria de Imprensa: Diogo Locci
Serviço
Mostra P+LUGAR, Mostra Sessão Meia-Noite Olho Neles e Nelas, O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne versão 1 de Beckett para internet e O Espectador de Olhos Invisíveis – Versão 2 para internet.
Temporada: Ficarão abertos ao público no Canal do Youtube da Cia. Corpos Nômades.