Cia Corpos Nômades estreia o espetáculo de dança
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01
Dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi, a obra resgata o princípio da ideia do “corpo nômade”, inquietação artística de Andreazzi que dá sequência a uma pesquisa iniciada há 21 anos, cujo foco foi a extinta favela do Gato (hoje conjunto habitacional do Parque do Gato) e as aldeias Krukutu e do Jaraguá, de cultura Guarani, lugares revisitados pela Cia em 2014 com o objetivo de observar as modificações ocorridas em relação a 1999, ano da primeira visita. Também havia a perspectiva de se fazer uma nova visita em 2020/21, mas ela foi impedida pelo momento pandêmico
Cena de O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01
Teaser O ESPECULADOR DE OLHOS INVISÍVEIS DE CARNE versão Internet 2021
No dia 2 de abril, sexta-feira, 21h, a Cia Corpos Nômades estreia pelo Facebook do Teatro João Caetano o espetáculo O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #01, adaptação online do espetáculo criado em 2016 que aborda a sensação de sufocamento das grandes cidades pela especulação imobiliária e má utilização/distribuição do solo. Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e será transmitido por cinco teatros públicos ao longo de sua temporada. Contou também, com o apoio do Proac Expresso LAB – edital 48, Prêmio por Histórico Artístico em Dança-2020, através do Governo Federal, Ministério do turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e do Proac LAB.
O texto O Despovoador, deSamuel Beckett, escrito no final da década de 1970, é uma importante provocação para o espetáculo e se conecta a outras fontes inspiratórias e fundamentais, como os locais visitados pela Cia em 1999 e revisitados em 2014/2015: a extinta Favela do Gato, na região Centro-Norte da cidade de São Paulo, e as aldeias dos índios Guaranis na região Noroeste (Pico do Jaraguá) e Zona Sul (Krukutu e Tenondé-porã).
Essas referências, somadas aos pensamentos de Deleuze e Guattari sobre o Capitalismo e Esquizofrenia deram, de forma estranha e inquietante, os tons finais da dramaturgia às coreografias, brotando desta junção as ditas “coreodramaturgrafias” (termo criado por João Andreazzi para designar as junções de movimentos vocais e corporais, textos, projeções, trilha sonora e elementos cênicos com as coreografias). Hoje, devido ao ao longo momento pandêmico, a arte cinematográfica foi incluída à expressão, resultando no termo “cinecoreodramaturgrafia”.
Sinopse
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Versão Internet #1 é a estreia da adaptação online de um espetáculo homônimo criado em 2016 pela companhia que discute a sensação de sufocamento das grandes cidades gerada pela especulação imobiliária e má utilização/distribuição do solo. Algumas fontes de inspiração da obra são o texto O Despovoador, de Samuel Beckett, e visitas feitas pela companhia em 1999 e 2014/2015 na região Centro-Norte da cidade (a extinta Favela do Gato) e nas aldeias dos índios Guaranis na região Noroeste (Pico do Jaraguá) e Zona Sul (Krukutu e Tenondé-porã).
Ficha Técnica
Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Cristiano Bacelar, João Andreazzi, Rebeca Tadiello e Rossana Boccia
Contrabaixo: Alexandre Rosa (Músicas incidentais: Adágio- João Pedro Oliveira e Die Berge- Silvia de Lucca)
Trilha Sonora: Alexandre Rosa e Felipe Julian
Adaptações de Textos: João Andreazzi
Iluminação para gravação de vídeo: Lucas Mercadante e Rossana Boccia
Figurino: David Shumacker
Filmagem, som direto, iluminação, montagem, mixagem, color, gradding e edição: Olha-te (Lucas Mercadante)
Montagem de luz: Pedro Moura
Aulas da língua Guarani MBYA em 2014: Marcos Tupã e Francisca Guarani.
Elenco de 2015 e 2016: Bruna Dias, Dresler Aguilera, Gervásio Braz e Leticia Mantovani.
Produção: Cia. Corpos Nômades
Serviço
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne
Temporada: 2 de abril a 2 de maio de 2021. Sextas e sábados, às 21h. Domingo, 19h
Duração: 44 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso Gratuito
Exibições:
2, 3 e 4 de abril – Teatro João Caetano
9, 10 e 11 de abril – Teatro Paulo Eiró
16, 17 e 18 de abril – Teatro Arthur Azevedo
23, 24 e 25 de abril – Teatro Cacilda Becker
30 de abril, 1º e 2 de maio – Teatro Alfredo Mesquita
Contatos da companhia
E-mail: ciacorposnomades@gmail.com | producaocorposnomades@gmail.com
WhatsApp: 11 99231 4457
Facebook: @ciacorposnomades
Instagram: @ciacorposnomades
Site: www.ciacorposnomades.art.br
Assessoria de Imprensa
diogo locci
11 99906 0642