Corpos Nômades ocupará a Oficina Cultural Oswald de Andrade
As atividades deveriam ter iniciado em abril de 2020, mas devido ao Covid-19, foram adiadas, a princípio para julho de 2020. São diversas atividades gratuitas, que acontecerão nesse espaço incrível, que abriga atividades culturais desde 1986. Futuramente serão divulgados os dias e horários das ações, pedimos para ficar atento ao site e as redes sociais da Cia. Corpos Nômades (facebook @ciacorposnomades e instagram #ciacorposnomades). Caso desejar envie um e-mail demostrando seu interesse em participar em algumas das ações e assim que normalizar a situação encaminharemos mais detalhes.
Ensaios, Workshops/Ateliês Coreográficos, Palestras, Bate-Papos, Observatório Participativo e Apresentações dos Espetáculos: “O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne” e “O Eterno Voo de Dr.Faustroll na Clareza Obscura do Ar“.
Com a intenção de aprofundar e difundir a linguagem cênica coreográfica realizada pela Companhia, propõe-se a realização dos ensaios na Oficina Cultural Oswald de Andrade, juntamente com as ações inclusas, tais como: Ateliês de Criação com a Corpos Nômades, que abordarão: a técnica corporal, a improvisação, a criação, a dramaturgia e as concepções dos elementos das montagens de cada espetáculo (figurino, luz, trilha sonora, cenário e vídeo) e Palestra sobre Literatura: Alfred Jarry e Surrealismo, com Claudio Willer. Sempre utilizando como referências os modos e maneiras criativas realizados nos processos de pesquisa sobre as obras e reflexões utilizadas para montagem dos espetáculos.
Formação e Difusão
1 – Difusão de espetáculos de repertório, que também acontecerão em diferentes locais da cidade de São Paulo, além da Oswald de Andrade, “O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do AR” e do “O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne” (que serão adaptados para os diferentes Espaços). Ao final de cada espetáculo acontecerão bate-papos com o público presente.
2- Ateliês/Workshops Corpos Nômades, nos locais de circulação dos espetáculos de repertório cada qual envolvendo o tema dos espetáculos. Cada vivencia contará com uma carga horária de 4 horas cada. Sendo cinco para “O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne”, que teve sua inspiração na Cultura dos índios Guaranis e no Despovoador de Samuel Beckett e cinco para “O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar”, com inspiração em Alfred Jarry, na Patafísica e no Surrealismo.
3- Palestras com Claudio Willer, sobre Alfred Jarry/Patafisica e Surrealismo em locais de circulação na região periférica da cidade de São Paulo, além da propria Oficina Cultural Oswald de Andrade, que acontecerão antes das apresentações do espetáculo “O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar”.
4 – Oferecer o programa de observação-participativa durante as fases finais das remontagens e as temporadas dos espetáculos, para no mínimo dois estudantes de dança, performance, teatro, artes plásticas ou vídeo, que estejam interessados em entrar em contato com o processo de criação interdisciplinar da Cia;
O intuito deste projeto que foi contemplado com o 27º Programa Municipal Fomento à Dança de São Paulo, é o de difundir e fazer circular os espetáculos da Cia. Corpos Nômades, tanto na periferia de São Paulo, bem como pela região central em outros locais, que não o O LUGAR (antiga sede da Companhia). Serão abertos chamamentos, inscrições para que todos os interessados se inscrevam e após as datas finais, serão feitas as seletivas pautadas no interesse e na ordem de inscrição. Para os Ateliês/Workshops Coreográficos e Palestras também ocorrerão uma ampla divulgação para os interessados com um bom prazo de antecedência.
O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do AR
Uma Incrível navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísic
Com o cenário semelhante a um programa de auditório, parte da trilha sonora executada ao vivo, máscaras e coreografias que mostram movimentos não convencionais, essa última obra da Companhia dá continuidade à pesquisa da Corpos Nômades.
Criado a partir do mito de Dr. Fausto, visitado pelo escritor Johann Wolfgang von Goethe nas obras Zero, o 01 e o 02 – Dr. Faust, escritas ao longo de sua vida e desenvolvido depois por Alfred Jarry em Dr. Faustroll, publicado postumamente em 1911, a história do novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é centrada no personagem “fundador” da Patafística (ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções), que nasceu com 63 anos. O Eterno Voo de Dr Faustroll na Clareza Obscura do Ar – Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica.
Neste espetáculo, onde os bailarinos/atores conduzem jogos, desafios e até um convite para que o público participe de uma competição de bingo. “O nonsense presente na obra faz do Dr Faustroll um jogador, apresentador, anfitrião e palhaço, em busca da eternidade e do absoluto, conta João Andreazzi, diretor do trabalho e fundador da Cia Corpos Nômades.
O surrealismo, elemento frequente nos trabalhos da companhia, se evidencia tanto na montagem cênica quanto nas coreografias, que carregam os bailarinos com figurinos, máscaras e adornos inusitados. “Na montagem, buscou-se projetar a noção/imagem ao corpo do intérprete, da junção faustrólica, patafísica, surrealista e das diversas citações e navegações contidas na obra de Jarry”, explica João.
A escolha do titulo faz referência à obra Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico – Romance Neoscientifico, em que há uma divisão de 8 livros e 41 capítulos. O livro foi escrito por Alfred Jarry, traduzido por Eclair Almeida e traça um universo rico e eclético de referencias à arte, à ciência, à patafísica e ao imaginário da existência e da alma humana.
As obras escritas por Marlowe, Thomas Mann e Fernando Pessoa, que se inspiraram no mito de Dr. Fausto, também foram pesquisadas e utilizadas como inspiração durante o processo de criação.
A trilha sonora é composta por trechos de músicas que foram operadas pelo DJ Thiago Duar, tais como: Carmen Miranda, Greetchen, Óperas que utilizaram o tema do Dr. Fausto, Miriam Makeba, Quiça-Quiça (Perhaps-Perhaps) e de outros compositores, mescladas com o trompete de Guilherme Mendonça (Guizado).
Link do vídeo e fotos O ETERNO VOO DE DR. FAUSTROLL NA CLAREZA OBSCURA DO AR:
2018
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carn
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Trabalha com a sessão de sufocamento das grandes cidades, pela especulação imobiliária e pela má utilização/distribuição do solo. O texto “O Despovoador” de Samuel Beckett (escrito no final da década de sessenta) serve como uma importante inspiração/provocação para a criação e alinhava às outras fundamentais fontes inspiratórias: os locais visitados em 1999 e revisitados em 2014 e 2015, pela Cia. Corpos Nômades, na região centro norte da cidade a extinta Favela do Gato, nas aldeias dos índios Guaranis na região noroeste (Pico do Jaraguá) e na Zona Sul (Krukutu e Tenondé-porã). Estes alinhavos feitos com diferentes texturas e sensações somados aos pensamentos de Deleuze e Guattari sobre o Capitalismo e Esquizofrenia deram de forma estranha e inquietante os tons finais da dramaturgia às coreografias, brotando desta junção as ditas “coreodramaturgrafias*” (*termo para designar as junções: movimentos vocais e corporais, textos, projeções, trilha sonora, elementos cênicos com as coreografias).
Esta obra da companhia dirigida pelo coreógrafo e bailarino João Andreazzi resgata o princípio da ideia do “corpo nômade”, inquietação artística de Andreazzi, dando sequência a uma pesquisa iniciada há 16 anos, cujo o lugar/foco foi a extinta favela do Gato (hoje conjunto habitacional do Parque do Gato) e a Cultura Guarani (Aldeias: Krukutu e do Jaraguá). Lugares que foram revisitados em 2014 e 2015 com o intuito de observar as modificações ocorridas nesses locais.
Link do vídeo O Especulador de Olhos Invisíveis:
Trecho de Textos traduzidos para o Guarani de Samuel Beckett
O CAMINHO (Tradução por Francisca Guarani e Marcos Tupã)
O caminho serpenteava do sapé ao topo e ali adiante para baixo noutro caminho.
Tape ojeapa apa yvy’ã kupere yvate peve a’eva’e rovai re amboae yvy rami.
Adiante para baixo. Os caminhos se cruzavam a meio caminho mais e menos.
Ovaive’i yvy rami. Tapekuery nhovaexim tape ku’a rexei katy rai’i.
Um pouco mais e menos que a meio caminho para cima e para baixo.
Etave’i a’e embovy ve’itape ku’a yvate rami há’e yvy rami.
Os caminhos eram de mão única.
Tape kery ma oa rive.
Nada de regressar o caminho para cima de volta para baixo.
Ojevya e’ỹ tape yvate rami ojevy a ma yvy rami.
Nem no todo do topo ou sopé nem em parte deste caminho.
Ijapytere yvy’ã kupe re kova’e tapere’ỹ
Ficha Técnica
Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Rossana Boccia, Fabiola Camargo, Cristiano Bacelar, Lina Agifu e João Andreazzi
Trompete: Guilherme Mendonça (Guizado)
Preparação Corporal: João Andreazzi
Trilha Sonora: O Eterno Voo de Dr. Faustroll – Guizado;
O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne – Felipe Julian.
Operação de luz: (será contatado no futuro)
Operador de Som: Artur Menezes
Iluminação: Rossana Boccia.
Assessoria poética e Palestra: Claudio Willer
Figurino: Cia. Corpos Nômades e David Shumacker (o Especulador)
Vídeo Arte ao vivo e ou off: Daniel Carvalho
Produção: Cia. Corpos Nômades.
Fotos: Inês Corrêa, Fabio Zerbini e Eduardo Ribeiro
Palestra sobre “Alfred Jarry e o Doutor Faustroll; patafísica e surrealismo”, com Claudio Willer
Serão examinados, ao longo do curso e workshop, aspectos da enorme contribuição de Alfred Jarry, o modo como foi assimilada pelo surrealismo e as possibilidades de projetá-la ou mobilizá-la como instrumental para a criação e para enriquecer o relacionamento com a vida em São Paulo.
Jarry foi autor de uma obra colossal (os três volumes de sua obra completa pela coleção Pléiade somam 4.500 páginas), abrangendo a dramaturgia, poesia e prosa. Nela se destacam as versões da peça teatral Ubu (Ubu Rei, Ubu Acorrentado, Ubu Cornudo etc) e as narrativas O supermacho e Doutor Faustroll, recentemente publicada no Brasil, na qual é proposta e formulada a Patafísica, “ciência das soluções imaginárias”, que consiste no estudo dos epifenômenos, do aparentemente circunstancial ou irrelevante.
Encarnação radical do anarquismo individualista que permeou o simbolismo, Jarry talvez tenha sido a expressão máxima da busca da unidade entre vida e arte, autor e obra; e, conseqüentemente, da fusão entre sujeito e objeto. Foi tema de estudos biográficos e sobre boemia parisiense por suas características como personagem, excêntrico delirante, levando a seus extremos a provocação romântica e o dandismo convertido em farsa. Comportamentos que fariam com que fosse classificado como performático, portanto moderno, assim comentados por André Breton na Anthologie de l’humour noir:
Essa aliança inseparável de Jarry e do revólver (…) pode ser tomada como a chave final de seu pensamento. O revólver é aqui o traço de união paradoxal entre o mundo exterior e o mundo interior. […] a partir de Jarry, muito mais que de Wilde, a diferenciação entre vida e arte, tida por muito tempo como necessária, vai se encontrar contestada, para acabar sendo aniquilada em seu princípio.[1]
Jarry e os expoentes do que medeia entre pós-simbolismo e vanguarda foram sucessores de um determinado tipo de coerência, uma ética às avessas. Acreditaram na correspondência entre signo literário e vida. A exteriorização exacerbada não foi, portanto, mera curiosidade. Mostra o escritor apresentando idéias e símbolos nos dois planos, do texto e da vida. Na criação e encarnação de Ubu, do Doutor Faustroll, e em tantas outras ocasiões e episódios, Jarry pôs em ação o pensamento mágico ao identificar linguagem e realidade, querendo que o símbolo fosse ativo no plano do real. Isso levou o ensaísta Roger Shattuck a comentar que “um universo de total alucinação acabou por invadir toda a vida e a obra de Jarry”, observando ainda:
[…] aquilo que distingue Jarry de toda uma tradição de visionários, de Plotino a Rimbaud, é, antes de tudo, haver tentado, chegando quase ao suicídio, atingir um grau novo de existência, através do mimetismo literário, de confusão entre vida e arte.[2]Com o acréscimo do comentário de Shattuck, vê-se, portanto, que a mirada bretoniana contribui para a interpretação de uma tentativa de superação da contradição entre o simbólico e o “real”, ou o mundo do sujeito e das coisas. Sua discussão alimentará as sessões deste curso e oficina.
Número de vagas: 50 pessoas.
Workshops/Ateliês Coreográficos – Ateliês coreográficos em dança contemporânea, destinados a estudantes e profissionais de dança, com carga horária de 3 horas, divididas em três encontros que serão realizados no O Lugar. O objetivo desses ateliês é proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar um pouco do processo criativo da Cia. Corpos Nômades, levando esse aprendizado para a criação dos seus respectivos trabalhos artísticos, que intitula-se coreodramaturgrafia.
Número de
vagas: 30 pessoas.